Em evento simultâneo com PB, Lula assina volta do Minha Casa, Minha Vida

A solenidade foi simultânea em diversos municípios do Brasil, a exemplo de João Pessoa, onde a ministra Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, esteve presente.

Por portalvirgulaparaiba.com em 14/02/2023 às 23:59:31

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (14) a Medida Provisória para retomada do programa Minha Casa Minha Vida. A solenidade foi simultânea em diversos municípios do Brasil, a exemplo de João Pessoa, onde a ministra Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, esteve presente.

Além de assinar o documento e entregar a chave para diversas famílias, o presidente Lula ressaltou, em discurso, a necessidade de retomar obras inacabadas em todo o país, a fim de gerar emprego e renda para a população. E para isso, vai viajar o país para impulsionar essa retomada.

"Eu escolhi Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, para dizer ao povo brasileiro: "se preparem, porque a partir de hoje eu vou começar a viajar o Brasil com os meus ministros". Nós vamos visitar cidades, estados, e vamos fazer com que todas as obras que estão paralisadas voltem a ser construídas", disse o presidente Lula.

"Só na Educação, nós temos mais de quatro mil obras paradas. Ao todo, são 14.800 obras paradas. E a gente vai começar a tocar todas elas, para que esse país volte a caminhar, a rodar, a girar e a produzir crescimento econômico nesse país", enfatizou. "A partir de hoje, a gente não para mais, eu vou andar o Brasil inteiro", completou.

Entrega na Paraíba

A Paraíba também foi contemplada na retomada do programa social, com a entrega de 160 apartamentos do Residencial Vista Alegre I, no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa. A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e o assessor do Ministério das Cidades, Helder Mirtillo, foram os representantes do presidente na capital paraibana.

Além de João Pessoa e Santo Amaro, o evento, que teve a participação virtual de Lula, aconteceu simultaneamente em Contagem-MG, representado pelo ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia); em Aparecida de Goiânia-GO, na presença da ministra Cida Gonçalves (Mulheres); e Lauro de Freitas, com a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.

Novo Minha Casa, Minha Vida

Uma das principais novidades do novo programa é o retorno da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, agora voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640 (anteriormente, a renda exigida era de R$ 1.800). Nos últimos quatro anos, a população com essa faixa de renda foi excluída do programa. Agora, a ideia é de que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. Historicamente, o subsídio oferecido a famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95%.

Outras novidades do novo Minha Casa, Minha Vida são a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa. Os empreendimentos estarão mais próximos a comércio, serviços e equipamentos públicos, e com melhor infraestrutura no entorno.

Fonte: MaisPB

Comunicar erro

Comentários