Alunos da UEPB convocam manifestações pelo retorno de aulas presenciais

Por portalvirgulaparaiba.com em 08/02/2022 às 00:16:11

Alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estão convocando manifestações pacíficas para a próxima sexta-feira (11), em Campina Grande e Catolé do Rocha, pelo retorno imediato de aulas presenciais na Instituição. Em reunião extraordinária realizada na última quinta-feira (3), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UEPB decidiu que o retorno das aulas presenciais teóricas de todos os cursos ficará para o dia 25 de abril.

Estudantes de vários campi da Universidade se dizem prejudicados pela medida e estão se mobilizando para as manifestações. Eles pedem o retorno imediato das aulas presenciais na UEPB e se dizem prejudicados, inclusive financeiramente, pois muitos já haviam se mudado para as cidades em que estudam, aguardando o início das aulas presenciais em fevereiro, como havia sido anunciado pela Universidade anteriormente.

CONFIRA NOTA DE CONVOCAÇÃO

"O problema disso tudo foi que o Conselho sequer consultou os estudantes, muitos já tinham deixado suas famílias e mudado para cidades de seus respectivos campi. Este não é um problema que está acontecendo apenas em Campina Grande, em diversos outros campi, como os de Araruna e Catolé do Rocha, os alunos alugaram apartamento, gastaram muito para se preparar e, agora, estão abandonados pela Universidade", desabafou Luciano de Sousa, graduando do curso de Direito no Campus I da UEPB.


Segundo Luciano, a principal preocupação do movimento que está convocando a manifestação da próxima sexta-feira (11) é com a situação desses alunos. Ele destaca que o retorno das aulas presenciais pode ser feito com todos os cuidados de prevenção ao coronavírus, sem prejuízo aos alunos.

"Queremos saber se a reitoria da Universidade vai oferecer algum tipo de bolsa para eles ou ficarão abandonados devido a essa decisão antidemocrática do CONSEPE. Acreditamos que a volta às aulas deve acontecer de maneira racional, seguindo todos os cuidados diante do coronavírus e que a educação é um direito destes jovens", disse o aluno.


Inicialmente, a RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/001/2022, que foi discutida para homologação na reunião do Conselho de Ensino no último dia 3, sem a participação de representantes do corpo discente, adiava o retorno das aulas teóricas presenciais para o dia 14 de fevereiro, para os cursos cujos estudantes se manifestaram favoráveis, conforme consulta institucional realizada em 2021. No entanto, durante a reunião, ficou decidido que todos retornarão apenas em abril, com base no novo aumento no número de casos positivos de Covid na Paraíba.

O estudante afirmou em entrevista para o Portal da Cidade Campina Grande que os Centros Acadêmicos de todos os campi da UEPB estão se unindo em uma Frente, com o objetivo de tentar abrir uma porta de diálogo com a reitora da Universidade, Célia Regina. De acordo com ele, alguns parlamentares estão apoiando o movimento, mas o interesse da frente é exclusivamente garantir os direitos dos estudantes de voltarem à sala de aula.

"Os estudantes da UEPB vivem em abandono quanto às decisões da universidade e o diálogo com a reitoria tem sido muito difícil. No final de 2021 foi feita uma votação com os estudantes para decidirem se voltaríamos em fevereiro ou abril. Fevereiro teve a maioria dos votos, mas infelizmente está tendo esse desrespeito com a decisão. Sentimos uma total insegurança quanto às decisões do CONSEPE", declarou o graduando de Direito.

Os seguintes cursos voltariam no dia 14 de fevereiro: Odontologia (câmpus I e VIII); Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Psicologia (Câmpus I); Agronomia, Ciências Agrarias, Curso Técnico em Agropecuária (Câmpus IV) e Engenharia Civil (Câmpus VIII). Diante da decisão do CONSEPE, todos os cursos da UEPB deverão retornar presencialmente às aulas teóricas presenciais apenas no dia 25 de abril, quando se inicia o semestre 2022.1 na Instituição. Também ficou definido que as aulas práticas naqueles cursos que já acontecem de forma presencial, continuam sendo realizadas sem qualquer alteração, uma vez que eles seguem uma resolução anterior.

F

Fonte: Portal da Cidade Campina Grande

Comunicar erro

Comentários