Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Vacinação irregular

Após vacinação irregular de crianças, vereadores querem afastamento do prefeito de Lucena


Andreia da Silva, Angêlo Inácio, Arnóbio Menezes, Francisco dos Santos, Jair Chagas, Josefa dos Santos e Severino Amancio. Estes são os vereadores do município de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, que desejam o afastamento do prefeito Leo Bandeira, após caso de vacinação irregular de crianças contra a covid-19 na cidade. Apenas o vereador Alecsandro Targino não assinou o documento entregue ao presidente da Câmara Kennedy Batista. Lucena possui nove parlamentares no Legislativo municipal.

O pedido de afastamento do prefeito Leo Bandeira foi apresentado nesta segunda-feira (24). O objetivo dos vereadores é o de analisar analisar o afastamento do gestor já esta semana.

"Fica marcada para o dia 26 de janeiro de 2022, às 10:00hs da manhã, será debatida a comissão processante para apuração dos fatos veiculados pela imprensa, Ministério Público Federal e Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, bem como o afastamento do Excelentíssimo Senhor Prefeito. O pedido de urgência baseia-se na gravidade dos fatos e principalmente o interesse público", diz o documento.

ENTENDA

O pedido de afastamento surge após denúncias de que a Secretaria de Saúde de Lucena teria aplicado em crianças doses de imunizantes contra a covid-19 destinadas a adultos em dezembro de 2021. Porém, a autorização da ANVISA para a vacinação de crianças de 5 aos 12 anos só aconteceu no início deste mês de janeiro.

Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPPB e MPF), Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde têm acompanhando o caso da vacinação irregular. Também foi comprovada a aplicação de cerca de 200 doses vencidas do imunizante Pfizer em adultos.

APURAÇÃO

Mães, familiares, e profissionais da saúde do município já foram ouvidos pelo MPPB e MPF. As oitivas dos envolvidos estão sendo feitas pela procuradora da República (MPF), Janaína Andrade de Sousa, e pela promotora de Justiça (MPPB), Fabiana Maria Lobo da Silva.

O prefeito Leo Bandeira também afastou o Secretário de Saúde do Município, assim como a técnica de enfermagem que teria aplicado as doses, a enfermeira chefe que atuava no posto de saúde onde as crianças receberam os imunizantes e a chefe do departamento de Imunização de Lucena.

PbAgora

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!