Operação em Teixeira prende delegado que cobrava vantagem indevida de presos

Por portalvirgulaparaiba.com em 14/12/2021 às 18:58:31

A Polícia Civil da Paraíba - através da 3ÂȘ SuperintendĂȘncia Regional de Polícia Civil e 15ÂȘ Delegacia Seccional de Polícia Civil, ambas sediadas em Patos - deflagrou a "OPERAÇÃO FIANZA" cuja finalidade é dar cumprimento a mandado de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão expedidos pela Comarca de Teixeira.

Segundo informações, um dos delegados de polícia atuantes em Teixeira costumava cobrar vantagem indevida e apropriar-se de bens apreendidos quando da lavratura de autos de prisão em flagrante.

De outro giro, também se constatou que dois advogados atuantes em Teixeira participaram de negociações espúrias com o delegado, tendo ambos oferecido dinheiro ao delegado para que seus clientes fossem beneficiados.

A investigação, que durou aproximadamente trĂȘs meses, constatou a prĂĄtica dos crimes, o que culminou com a expedição de mandado de prisão contra o delegado e decretação de medidas cautelares diversas da prisão contra os advogados, além da expedição de mandados de busca e apreensão para as suas residĂȘncias e para as residĂȘncias das pessoas beneficiadas pelos crimes.


O delegado - cuja identidade não serĂĄ revelada por causa do segredo de justiça imposto ao processo - abordava os presos, parentes e advogados para que lhe pagassem algum valor indevido com o fito de baixar o valor a ser pago a título de fiança, o que configura o crime de corrupção passiva.

O Delegado Cristiano Jacques - Superintendente Regional de Polícia Civil - disse que o trabalho em conjunto com o Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado do MPPB (GAECO) e o apoio incondicional de órgãos como o Instituto de Polícia Científica e Polícia Militar da Paraíba foram cruciais para o ĂȘxito da investigação.

Fonte: Assessoria

Comunicar erro

ComentĂĄrios