NĂșcleo de Atenção Hospitalar da SES realiza visita tĂ©cnica no Complexo de Patos e constata adequação às normas

Por portalvirgulaparaiba.com em 18/08/2021 às 20:57:09

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de Segurança do Paciente se refere à redução dos riscos de danos desnecessĂĄrios associados à assistĂȘncia em saúde até um mínimo aceitĂĄvel. E no Brasil, desde 2013, é obrigatório que todos os serviços de saúde tenham seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). O Núcleo do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) é composto por uma equipe multiprofissional que, diuturnamente, acompanha e estĂĄ atenta a essa temĂĄtica. E nesta terça-feira (17), essa equipe e outros profissionais da unidade se reuniram com o representante da GerĂȘncia Executiva de Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde (SES), João Batista, que esteve no Complexo para realização de uma Visita Técnica e constatou que a unidade estĂĄ atenta e vigilante em relação às normas e protocolos.

A Chefe do Núcleo de Enfermagem do Complexo, Séfora Cândida Vasconcelos, foi uma das profissionais que acompanhou a visita e destacou a importância do momento. "A visita técnica além de constatar que estamos atentos a essa questão, melhorando cada vez mais nossos processos internos, foi muito importante porque nos deu outro olhar sobre a segurança do paciente, reforçando e reestruturando nossas ações assistenciais, para que possamos melhorar ainda mais nosso serviço", disse Séfora.

Segundo ela, questões como a Identificação do paciente, higiene das mãos, segurança cirúrgica e na prescrição, uso e administração de medicamentos, na prevenção de quedas dos pacientes e de úlceras por pressão (UPP), são protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente que são seguidos à risca pelos profissionais da unidade e são questões que tĂȘm um olhar atento dos integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Complexo. A visita técnica desta terça-feira incluiu reuniões com a equipe e uma inspeção de campo em vĂĄrios setores do hospital de Patos. A unidade integra a rede estadual de saúde e é referĂȘncia para mais de 60 municípios do sertão paraibano para UrgĂȘncia e EmergĂȘncia, Clínica Médica e ainda para alguns casos de Oncologia.

Assessoria

Fonte: Assessoria

Comunicar erro

ComentĂĄrios