Valor de novo programa social causa primeiro atrito no governo

Por portalvirgulaparaiba.com em 07/08/2021 às 21:49:21

O valor do benefício do novo programa social do governo, que deve se chamar Auxilio Brasil, já causa o primeiro atrito entre e equipe do ministro da Economia Paulo Guedes e o centrão, agora no coração do governo, com a Casa Civil.

A previsão era que a medida provisória que cria o novo programa social e a proposta de emenda constitucional dos precatórios, que abre espaço para pagamento de um bônus à população de mais baixa renda, fossem enviados até esta sexta-feira ao Congresso.

O texto da PEC, formulado pela área econômica, foi para o Planalto ainda na terça-feira. Lá, empacou.

A disputa está em como se dará a distribuição do percentual de venda de ativos para os beneficiários do programa social.

Governo negocia valor do benefício em novo programa social

Governo negocia valor do benefício em novo programa social

A área econômica defende um pagamento anual ou semestral, como empresas pagam distribuição de lucros. O valor iria variar de acordo com a venda de ativos e privatizações.

A área política, contudo, quer uma distribuição mensal, de forma a criar o sentimento de que o programa social paga um valor mais alto do que os atuais R$ 300 previstos — e que cabem na regra do teto de gastos, segundo estimativas do Tesouro. Técnicos do governo afirmam que uma distribuição mensal se torna despesa recorrente e não pode ocorrer fora do teto de gastos, ao contrário de um bônus eventual.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários