Câmara do TCE dĂĄ prazo de 120 dias para rescisão de contratos de MEIs feitos pela Prefeitura de Patos

Por Portalvirgulaparaiba.com em 25/04/2024 às 22:35:30

A 2ÂȘ Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba deu à Prefeitura de Patos o prazo de 120 dias para rescisão de contratos de MicroempresĂĄrios Individuais (MEI) para prestação de serviços junto ao Programa Auxílio Brasil, a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município.

Ao prefeito Nabor Wanderley e à secretĂĄria Helena Wanderley da Nóbrega, o órgão fracionĂĄrio do TCE aplicou multa individual superior a R$ 15,6 mil, conforme voto do conselheiro Fernando Catão, relator do processo. A decisão decorreu da desaprovação, na manhã desta quinta-feira (25), da Chamada Pública nÂș 00005/2023 procedida pela Prefeitura Municipal e relacionada à matéria.

Em seu voto, acompanhado à unanimidade, o relator considerou que essa forma de contrato, além de burlar o instituto do concurso para provimento de cargos públicos, ainda acarreta a perda pelos contratados de direitos atinentes, por exemplo, a férias e à aposentadoria. O contrato irregular de MEIs também acarretou a irregularidade da Chamada Pública 04/2022 efetuada pela Prefeitura de Santa Cecília, com multa de R$ 1 mil ao prefeito José Marcílio Farias da Silva. Cabem recursos, em ambos os casos.

A atual gestão da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba deve abrir processo administrativo, "respeitando o contraditório e a ampla defesa", para a verificação do acúmulo de cargos por servidores. E deve dar conta ao TCE dos resultados dessa providĂȘncia. Relator da Inspeção Especial (Processo 15871/12 levado a julgamento), o conselheiro Antonio Gomes Vieira decidiu anexar os autos processuais à Prestação das Contas de 2023 da Cagepa, oportunidade na qual o TCE também verificarĂĄ a legalidade do pagamento de salĂĄrios efetuados pela empresa.


Tiveram suas contas aprovadas, na manhã desta quinta-feira, a SuperintendĂȘncia de Trânsito e Transporte de Monteiro (exercício de 2021) e, com ressalvas, a Secretaria de CiĂȘncia e Tecnologia de João Pessoa (2021), o Instituto de PrevidĂȘncia Social de Picuí (2019), o Instituto de PrevidĂȘncia Municipal de Lucena (2015) e o Instituto de PrevidĂȘncia dos Servidores de Nazarezinho (2019).

SÚMULA – Somam 846 os processos julgados pela 1ÂȘ Câmara do TCE, no período de 1Âș de janeiro ao último dia 18. Foram 11 contas anuais de Câmaras de Vereadores, quatro de Secretarias Municipais, 25 de órgãos da administração indireta dos municípios, uma inspeção em obras públicas, 128 licitações e contratos, 30 inspeções especiais, 42 denúncias e representações, 519 atos de pessoal, um concurso público, 39 recursos, 40 verificações de cumprimento de decisão e seis outros processos de natureza diversa.

Compõem a 1ÂȘ Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros Fernando Catão (presidente), FĂĄbio Nogueira, Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas estĂĄ aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade de farias. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos.

Fonte: Patosonline.com

Comunicar erro

ComentĂĄrios