Mais de 500 detentos da Paraíba estão aptos ao Sisu após boas notas no Enem; um dos presos tirou 920 na redação

Por Portalvirgulaparaiba.com em 22/01/2024 às 21:06:05

Quinhentos e onze detentos que cumprem condenações em presídios e cadeias da Paraíba estão aptos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Um dos apenados conseguiu uma nota de 920 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi dada pelo governador João Azevêdo (PSB) durante o programa Conversa com o Governador, da Rádio Tabajara.

Como acompanhado pelo ClickPB, em comparação aos resultados de 2022, houve um aumento de 31% na quantidade de detentos que conseguiram boas notas. Segundo o governador, o resultado mostra que a reeducação dos detentos vem dando certo no estado.

"Um dos programas que tenho maior carinho é voltado para pessoas privadas de liberdade. Tivemos 511 reeducandos aptos para o Sisu. As melhores médias foram obtidas na Cadeia de Pombal e na Cadeia Feminina de Cajazeiras. Em Pombal teve um reeducando que obteve 920 pontos. Isso prova que a reeducação no sistema penitenciário está funcionando.", contou o governador, como visto pelo ClickPB.

O ClickPB notou que também tiveram boas notas detentos do Serrotão, onde um deles conseguiu 900 pontos na redação, outro de Alagoinha, que obteve 880 pontos, e mais um em João Pessoa, que conseguiu 840 pontos.

Em contato com o ClickPB, o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, João Paulo Barros, falou que os apenados que conseguem boas notas no Enem e ficam aptos ao Sisu podem cursas o ensino superior no modo de Educação à Distância (EAD) ou presencial.

No entanto, o secretário contou que para estudar nos cursos de modo presencial, os apenados precisam de autorização da Justiça.

"Temos apenados cursando cursos em EAD e aqueles que conseguirem aprovação em curso presencial precisam pleitear autorização judicial para isso. Inclusive, temos um detento em Campina Grande que cursa medicina. Ele conseguiu a medida e iniciou o curso enquanto cumpria o regime fechado. Hoje ele está no semiaberto e continua estudando. Cada caso é um caso, mas a reeducação é muito importante", contou o secretário ao ClickPB.

Fonte: ClickPB

Comunicar erro

Comentários