Após ataque hacker, sites voltam a funcionar e Governo da Paraíba diz que crime não comprometeu sistemas, serviços ou informações

Por Portalvirgulaparaiba.com em 18/01/2024 às 21:26:10

O Governo do Estado emitiu uma nota, na tarde desta quinta-feira (18), confirmando um ataque hacker em todos os sites do governo. O crime foi cometido por volta das 14h por um hacker identificado pelo perfil Low Profile Zeuz, na rede social X, antigo Twitter. O ataque, segundo o governo, não comprometeu informações, serviços e sistemas.

Como apurado pelo ClickPB, na nota, o Governo alega que o problema foi causado por uma sobrecarga de acessos. Com isso, houve demora no carregamento dos sites. A tática de causar uma sobrecarga de acessos é utilizada por diversos hackers para provocar congestionamento nos sites, fazendo com que eles não suportem a demanda e fiquem fora do ar.

"Uma sobrecarga de acessos fez com que o portal do Governo da Paraíba demorasse mais a carregar, mas a equipe técnica da Codata já normalizou o seu funcionamento. O portal apenas ficou fora do ar por alguns minutos, sem, no entanto, comprometer as informações, serviços e sistemas, pois as camadas de segurança da Codata protegem toda a infraestrutura tecnológica do Governo da Paraíba", informou a nota do Governo enviada ao ClickPB.

Como apurado pelo ClickPB, o usuário do perfil que informou sobre o ataque já invadiu sites do governo de Roraima e também do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ele justificou o ataque aos sites do Governo da Paraíba alegando se tratar de uma investida contra a inépcia governamental

"Investida cibernética perpetrada contra a inépcia governamental que assola a nação", argumentou o perfil que promoveu o ataque, como visto pelo ClickPB.

Como notado pelo CickPB, entre os sites atacados nesta quinta estão os da Polícia Civil, do Detran, Defesa Civil, da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata).

Em contato com o ClickPB, o delegado João Ricardo, da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, afirmou que, até às 15h13, não havia sido acionado para investigar o crime. Questionada, a assessoria de comunicação do Governo do Estado não respondeu se irá ocorrer ou não uma denúncia sobre o ataque.

Fonte: ClickPB

Comunicar erro

Comentários