PIS 2024: Entenda como receber o abono salarial de até R$ 1.420

Por Portalvirgulaparaiba.com em 11/11/2023 às 23:50:48

Nos aproximamos do fim de 2023, e com esse término de ano, surge a expectativa em torno das novidades econômicas para o próximo. A expectativa bolha pela revelação do calendário do PIS 2024, um importante marcador social e econômico do mercado de trabalho formal. Para muitos trabalhadores brasileiros, esse abono salarial, que valoriza aqueles que se dedicam às empresas privadas, pode significar uma adição de mais de R$ 1.420 à renda.

Este benefício financeiro, proveniente do Programa de Integração Social, é um sinal de apreciação daqueles que contribuem diariamente para a economia nacional por meio do trabalho assalariado. Sob a guarda da Caixa Econômica Federal e conforme as diretrizes traçadas pelo Ministério do Trabalho, o abono salarial do PIS 2024 promete entrar em cena como um protagonista importante na vida do trabalhador brasileiro.

Quem pode receber o PIS 2024?

Os profissionais que atuaram no setor privado em 2022, com rendimentos que não excederam dois salários mínimos mensais, serão os beneficiários neste ciclo. A elegibilidade ao benefício também inclui o tempo de serviço, exigindo que o trabalhador esteja inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e tenha sua participação confirmada via RAIS ou eSocial.

Quando vão liberar o calendário do PIS/Pasep 2024?

À medida que o ano fiscal chega ao fim e um novo período econômico se anuncia, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) delineia as estratégias que regerão o calendário do PIS 2024. Espera-se que o anúncio oficial das datas ocorra já em janeiro, dando início à uma sequência de depósitos que irá vigorar de fevereiro até o final de junho.

A Caixa Econômica orquestrará a liberação desses recursos seguindo a ordem dos meses de nascimento dos beneficiários, começando por aqueles que nasceram em janeiro e finalizando com os nascidos em dezembro. Os valores serão liberados através da plataforma digital Caixa Tem, diretamente nas contas correntes dos clientes do banco, ou pessoalmente nas agências para aqueles que preferem esta forma de atendimento.

Quando posso sacar o abono salarial em 2024?

O período para sacar o abono se estende até dezembro, assegurando que todos os elegíveis tenham a oportunidade de receber esse incentivo financeiro. A expectativa é que essas medidas, além de honrarem os direitos dos trabalhadores, também impulsionem a economia brasileira, em um ciclo virtuoso de prosperidade e reconhecimento do valor do trabalho nacional.

Como me informar sobre quem recebe o PIS/Pasep 2024?

Para os trabalhadores verificarem sua elegibilidade ao abono, o governo federal dispõe de um site específico para consulta, além da possibilidade de acesso por meio da Carteira de Trabalho Digital. Para quem prefere um atendimento mais direto ou necessita de apoio, a central de atendimento Alô Trabalhador, operante através do número de telefone 158, está pronta para fornecer todas as informações necessárias e eliminar quaisquer dúvidas.

Fonte: ClickPB

Comunicar erro

Comentários