Cortes de recursos da Capes podem adiar ou cancelar programas de pesquisa da UEPB, revela pró-reitor

Por portalvirgulaparaiba.com em 18/10/2023 às 23:58:58

Os cortes de recursos feitos pelo Governo Federal na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, vai adiar ou cancelar programas de pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A avaliação foi feita pelo pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da instituição, o professor Francisco Jaime.

Como publicado pelo ClickPB, os cortes na Capes vão chegar aos R$ 116 milhões. O bloqueio dos recursos é uma tentativa do Governo Federal de cumprir metas orçamentárias previstas para este ano.

Ao ClickPB, Francisco Jaime falou que ainda é cedo para avaliar de maneira mais concreta os valores que a UEPB vai deixar de receber, mas que, previamente, alguns programas vão ser prejudicados.

"Ainda não é possível avaliar o impacto individualmente nas instituições, incluindo a UEPB. O corte de recursos, naturalmente, vai fazer algum programa, ou alguns programas, serem adiados ou não lançados. Mas, não acredito que as atividades em andamento, como o pagamento dos bolsistas atuais, seja de alguma forma prejudicado", afirmou Francisco Jaime ao ClickPB.

O ClickPB observou que, em agosto, a Capes já havia sofrido um contingenciamento de R$ 86 milhões, segundo a presidente da Coordenação, Mercedes Bustamante.

Fonte: Clickpb

Comunicar erro

Comentários