Major Galvão esclarece sobre permissão ou não para ascender fogueira de São João

Por portalvirgulaparaiba.com em 14/06/2023 às 22:57:20

O major Galvão, comandante do 4º batalhão de bombeiros militar com sede em Patos, disse que o Corpo de Bombeiros não fará fiscalizar o acendimento de fogueiras nas datas comemorativas de São João e de São Pedro, neste ano de 2023.

Ele explicou que o acendimento de fogueiras na zona urbana está proibido por lei municipal, mas caberá aos órgãos de fiscalização a fiscalização quanto ao cumprimento da legislação vigente, ficando o corpo de bombeiros sobre a responsabilidade das ocorrências comuns em Patos e nos demais municípios da região em relação a ocorrências pontuais que causem risco a saúde ou da segurança das pessoas.

"Desde a pandemia nós temos legislação que proíbe o acendimento de fogueiras na zona urbana. Em relação ao Corpo de Bombeiros, nossa atuação é voltada para ocorrências que envolvam fogueira. Aquela fogueira que perdeu o controle, como aquela fogueira que causa risco de incêndio em terreno, ou situações que estejam causando males a um hospital, uma comunidade de idosos, e que nós fomos acionados pela população a fim de realizar o trabalho nesse sentido", explicou major Galvão.

Ele acrescentou que o Corpo de Bombeiros atuou na fiscalização das fogueiras em anos anteriores, atendendo solicitação dos órgãos ambientais, e informou que este ano caberá aos órgãos dos setores responsáveis, fiscalizar esse tipo de prática nas ruas da cidade.

Quanto a venda de fogos, Major Galvão disse que a fiscalização está sendo realizada nos locais específicos determinados pelo município, e orientou a população a comprar fogos que tenham procedência de fabricação, para evitar riscos de acidentes.

Por Genival Junior – Patosonline.com

Fonte: Patosonline.com

Comunicar erro

Comentários