Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Branco Mendes diz que não vai retirar candidatura à presidência da ALPB: Sou vítima de sucessivas traições


Após o anúncio de Adriano Galdino (Republicanos), atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), de que deverá concorrer à reeleição como presidente ainda no primeiro biênio, o deputado Branco Mendes usou a tribuna para fazer um duro discurso contra Galdino.

O deputado afirmou que se sentia traído. Ele disse que a cúpula do partido Republicanos se reuniu para definir o nome dele como presidente da ALPB no primeiro biênio e o nome de Adriano Galdino para o segundo.

Entretanto, Galdino voltou atrás e anunciou que deverá concorrer à reeleição, e isso não agradou o deputado. Ele afirmou que se sente sucessivamente traído pelo partido e pelos companheiros. O deputado confirmou, na manhã desta terça-feira (27), que será candidato a presidente da Assembleia Legislativa, mesmo que ele tenha apenas o voto dele mesmo.

"Sou candidato e não recuarei, nem que seja meu último voto", declarou.

Branco Mendes disse que não importa se ele terá apenas um voto, mas será honroso de sua parte. Esse foi um recado direto ao presidente Galdino. Mendes ainda relembrou uma célebre frase do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que dizia que a "política ama a traição e odeia o traidor". Ele afirmou ainda que vem sendo surpreendido com as decisões e afirmações de Galdino.

Entenda o motivo


Até certo tempo atrás, os presidentes da ALPB podiam concorrer à reeleição de forma ilimitada. Mas após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Constituição Estadual decidiu equiparar as decisões e limitar a reeleição para pesidência da Casa Legislativa. Essa mudança afetou em cheio à campanha de Galdino, que não sabe ao certo se haverá entendimento jurídico para manter a sua segunda reeleição para o cargo, uma vez que ele está há três mandatos no poder.

Até então, Galdino, para garantir a eleginbilidade, vinha afirmando que não iria concorrer à reeleição no primeiro biênio, mas votlaria à presidência no segundo. Foi assim que o Republicanos indicou o nome de Branco Mendes para a chapa do primeiro biênio e Galdino para o segundo, mas o acordo desandou.

Politica

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!