PerĂ­cia do MPF identifica esgoto domĂ©stico e danos em eixo da transposição do São Francisco, em Monteiro

Inspeção, que foi realizada nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18), verificou tambĂ©m assoreamento e deterioração no canal de drenagem de ĂĄguas superficiais.

Por portalvirgulaparaiba.com em 17/05/2022 às 23:25:22

Uma perícia realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em um dos trechos da transposição do Rio São Francisco, em Monteiro, constatou o derramamento de esgoto doméstico, além de danos assoreamento e deterioração no canal de drenagem de ĂĄguas superficiais. No dia 9 de maio, o órgão fez uma primeira inspeção no local e observou o lançamento de efluentes.

Nesta segunda visita, os técnicos constataram que vĂĄrias casas da Rua Antônio Saturno Bezerra, financiadas pela Caixa Econômica Federal, foram entregues, recentemente, com fossas fora de padrão normativo, o que faz com que elas estourem e que esgoto seja lançado no canal pluvial e rio Paraíba (na desembocadura da transposição), que ficam próximos à rua.

A Caixa Econômica Federal informou que estĂĄ apurando o caso e que deve encaminhar uma nota até esta quarta-feira (18).

Outros problemas constatados pelo Ministério Público Federal foram pontos de erosão em canais pluviais e no canal da transposição, bem como mato e sujeira no entrocamento, ficando clara a falta de manutenção da obra . O Setor Pericial do MPF estĂĄ elaborando uma informação técnica detalhada acerca da perícia realizada nesses dois dias, para remeter à Procuradoria da República em Monteiro.

O novo relatório serĂĄ encaminhado à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), à Prefeitura Municipal de Monteiro, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenovĂĄveis (Ibama), ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e à AgĂȘncia Nacional de Águas e Saneamento BĂĄsico (ANA), bem como ao secretĂĄrio estadual de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e ao governador do estado.

A procuradora Janaina Andrade adiantou que pretende marcar, juntamente com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), em breve, reunião com todos os órgãos responsĂĄveis para a construção urgente de providĂȘncias, antes de adoção de medidas judiciais.

Fonte: Jornal da Paraiba

Comunicar erro

ComentĂĄrios