Exigência do "Passaporte da Vacina" faz mais de 2.000 pessoas buscarem tomar imunizante contra a Covid 19 na cidade de Patos

Por portalvirgulaparaiba.com em 05/10/2021 às 23:58:28

Na manhã desta terça-feira, dia 05, um senhor de idade estava no Ginásio da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos. Ele buscou as equipes de vacinadores da Secretaria de Saúde do Município de Patos e relatou que queria tomar a primeira dose da vacina contra a Covid 19, pois haveria uma atividade no Fórum Miguel Sátyro e foi exigido cartão de vacinação para que ele entrasse no órgão.

O idoso relatou que só iria se vacinar em decorrência da exigência no Fórum Miguel Sátyro. O ancião ainda disse que se o presidente do Brasil não se vacinou, ele também não deveria se vacinar ou ser obrigado.

O chamado "Passaporte da Vacina" está previsto no decreto 073/2021, que foi assinado pelo prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos). O decreto determina que na entrada em repartições públicas e privadas, o cidadão deve apresentar o cartão de vacinação constando ter tomado uma ou duas doses das vacinas disponíveis contra a Covid 19.

A reportagem presenciou alguns estabelecimentos que, de fato, vem exigindo o cartão de vacinação conforme preconiza o decreto 073/2021. No Banco do Brasil, por exemplo, o vigilante é taxativo: "para entrar, tem que ter o cartão de vacinação em mãos". No Guedes Shopping e supermercado também se presencia a exigência, mas em alguns locais o cartão não é exigido e a fiscalização é falha.

Laerth Júnior, chefe da Vigilância em Saúde do Município de Patos, afirmou que mais de 2.000 pessoas buscaram tomar a vacina após a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid 19. A gestão em saúde vem fazendo também busca ativa através de Agentes Comunitários, Unidades Básicas de Saúde e outros meios. Laerth confessou que já são mais de 90% de pessoas vacinadas e isso é muito relevante para a cidade.

Fonte: Polêmica Patos

Comunicar erro

Comentários