População de Patos chega a quase 109 mil habitantes, diz IBGE; veja

Por portalvirgulaparaiba.com em 06/09/2021 às 00:03:16

Conforme a divulgação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no início do mês de setembro de 2021, a população do Brasil chega a 213,3 milhões de habitantes, tendo como data de referência o dia 1º de julho de 2021.


A população do Nordeste é 2ª mais populosa do país com 57,7 milhões perdendo apenas para a região Sudeste, a qual apresenta cerca de 89,6 milhões de pessoas.


Na região quem lidera é a Bahia é o mais populoso, com 14,9 milhões de habitantes, em seguida vêm Pernambuco, com 9,6 milhões de habitantes, já a Paraíba chegu a 4 milhões. Para citar alguns.


Quando os números são analisados e divulgados no Sertão paraibano vemos três cidades que se somando a população ultrapassa os 241 mil habitantes são elas; Patos 108.766 habitantes, em seguida vem Sousa com 69.997, Cajazeiras com 62.576.


A importância de Patos para região e para o estado fica evidenciado quando verificamos alguns números, por isso é conhecida como a Capital Sertão e Morada do Sol. Patos é muito bem localizada, geograficamente fica próximo das divisas de dois estados; Pernambuco fica menos de 34 km e Rio Grande do Norte está 42km.


O município de Patos polariza quase 60 munícipios de três estados nordestino, ou seja, esses municípios "dependente" da Capital do Sertão indeterminado momento a cada dia; quer seja no campo da educação; onde a cidade é polo com várias Universidades públicas e privadas, também com cursos técnicos, como também na área da saúde onde é possíveis encontrar vários hospitais de referência âmbito público e privado. Já o comércio da Morada do Sol é conhecido por ser pujante e dinâmico.


A Capital do Sertão é de fácil acesso e é cortada de por duas BRs, a 361 e 230. Fica apenas 300 hm capital João Pessoa. É, por esses motivos mencionados que Patos é a 3ª cidade mais importante da Paraíba.


Portanto, é mais que merecido o título que Patos recebeu: CAPITAL DO SERTÃO.


Fonte: Blog do Jordan Bezerra

Comunicar erro

Comentários