PF cumpre mandados para apurar desvio e lavagem de dinheiro na prefeitura de Coremas, PB

Por Portalvirgulaparaiba.com em 26/03/2024 às 20:05:32

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (26) cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Coremas e João Pessoa, na Paraíba. A ação faz parte da Operação Galeno, que tem como objetivo combater os crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em Coremas.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que licitações públicas para fornecimento de medicamentos foram direcionadas para favorecer uma empresa vinculada aos investigados.

Uma das busca aconteceu na residência do Secretário de Saúde de Coremas, localizada no bairro Altiplano, na capital paraibana, ainda conforme a Polícia Federal.

Em entrevista à CBN, o prefeito Irani Alexandrino disse que as irregularidades investigadas pela Polícia Federal ocorreram na gestão da antecessora, a ex-prefeita Francisca Chagas (Chaguinha), que morreu em março de 2021, vítima de Covid-19.

Alexandrino era o vice-prefeito na época e assumiu o cargo com a morte da então gestora. Ele disse que a gestão dele fez uma nova licitação e se colocou à disposição das autoridades.

O desvio teria acontecido entre os anos de 2017 e 2022, totalizando pagamentos que alcançaram R$ 1.133.771,87. Boa parte destes recursos foi advinda do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

O nome da operação, Galeno, faz referência a Cláudio Galeno, um proeminente médico e filósofo romano de origem grega que viveu na cidade de Pérgamo entre 129 d.C e 216 d.C, sendo considerado o "Pai da Farmácia".

Fonte: G1PB

Comunicar erro

Comentários