João Pessoa tem a maior taxa de analfabetismo entre todas as regiões metropolitanas do país

Dados da Pnad divulgados pelo IBGE mostram que a capital paraibana lidera a taxa de analfabetismo entre as regiões metropolitanas do Brasil. Paraíba tem terceiro maior de índice de analfabetismo do país.

Por Portalvirgulaparaiba.com em 22/03/2024 às 18:33:04

A Região Metropolitana de João Pessoa tem a maior taxa de analfabetismo dentre todas as regiões metropolitanas do Brasil, com uma porcentagem de 7,6%. O dado é da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) Educação, divulgado nesta sexta-feira (22) pelo IBGE. A pesquisa aponta também que a Paraíba tem o terceiro maior de índice de analfabetismo do país.

Sobre a situação da região de João Pessoa, apesar do dado preocupante, a análise temporal da pesquisa também mostra uma tendência de redução gradativa do indicador metropolitano desde 2018, quando foi registrada uma taxa de 8,9%.

Segundo o IBGE, a Paraíba registrou a 3ª maior taxa de analfabetismo do país em 2023, entre as pessoas de 15 anos de idade ou mais. O percentual paraibano (13,2%) ficou acima da média do Brasil (5,4%) e da região Nordeste (11,2%). Os estados que lideram o ranking da pesquisa de analfabetismo são Alagoas (14,2%) e Piauí (13,3%), respectivamente.

Fonte: G1PB

Comunicar erro

Comentários