Inep dificulta repasse de dados para investigação de fraude em matrículas do EJA e TCE pode judicializar o caso

A afirmação foi do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Fernando Catão.

Por Portalvirgulaparaiba.com em 13/03/2024 às 10:37:44

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) está dificultando o repasse de dados sobre matrículas efetuadas no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e o caso pode ser judicializado. A afirmação foi do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Fernando Catão, que quer uma investigação sobre os números apresentados pelas prefeituras paraibanas com alto índice de matriculados na rede.

Catão chamou atenção mais uma vez, na sessão desta quarta-feira (13), para os números do município de Poço Dantas que tem mais de 32% de pessoas acima dos 15 anos matriculadas no EJA. A suspeita é de possível fraude para conseguir mais recursos públicos.

O Inep alega proteção de dados. "O sistema de dados dos Tribunais de Contas do Brasil estão tendo dificuldades porque o Inep não quer fornecer dados alegando a Lei da Proteção de Dados. Se os dados não forem cedidos, será judicializado. Não se pode admitir que o órgão de controle de contas não tenha acesso a dados de matriculados", enfatizou o conselheiro.

Fernando Catão apresenta números

O conselheiro Fernando Catão apresentou uma série de dados e chamou atenção para alguns números. Por exemplo, a cidade de Poço Dantas tem 3.033 habitantes e 1.076 matriculados no EJA, um percentual de 32,58%.

"O número de matrículas resulta em receita, possivelmente, não estou dizendo que está acontecendo, pode ser uma boa política para captar os alunos, mas a auditoria precisa auditar. Estamos fora da média, a meu ver. E me chama a atenção que os municípios onde isso está acontecendo estão na mesma região, não tem essa anomalia em outras regiões", falou.

Veja alguns dos dados apresentados por Fernando Catão

Inep

Inep

Inep


Fonte: ClickPB

Comunicar erro

Comentários