Violência de gênero na Paraíba: 79% das mulheres são agredidas em casa e 92,8% conhecem agressores

Por Portalvirgulaparaiba.com em 09/03/2024 às 11:24:22

Nem em casa as mulheres estão seguras. Pelo contrário, é no ambiente doméstico que elas estão mais expostas a casos de violência. É isso que apontam dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Segundo o levantamento, 79% das mulheres vítimas de violência física na Paraíba sofreram as agressões dentro da própria casa. Entre os homens, essa porcentagem cai para 31,4%.

Além disso, apenas 58,4% dos homens revelaram conhecer seus agressores, enquanto 92,8% das agressões contra mulheres foram cometidas por pessoas conhecidas.

A pesquisa considerou como "pessoas conhecidas" parceiros íntimos, ex-parceiros íntimos, parentes, amigos, colegas ou vizinhos.

O levantamento também traz dados de agressões cometidas por "pessoas desconhecidas". Nesse caso, foram consideradas violências praticadas por empregados, patrões, policiais e demais grupos de pessoas. Na Paraíba, 7,2% das mulheres foram vítimas de desconhecidos. Já entre os homens esse percentual sobe para 41,6%.

Ou seja, as mulheres sofrem mais risco de serem agredidas quando estão em casa ou com pessoas próximas do que quando estão no trabalho ou na rua, com desconhecidos. Com os homens, acontece o oposto.

Os dados divulgados pelo IBGE nesse 8 de março são relativos ao ano de 2019, mas os casos de violência de gênero seguem altos na Paraíba. Somente no ano passado, foram mais de 4,6 mil inquéritos para apurar denúncias de violência contra mulheres.

Fonte: PortalT5

Comunicar erro

Comentários