ParaĂ­ba tem mais de 19 mil aprovados no Sisu e fica em segundo lugar no Nordeste e quarto lugar no Brasil em nĂșmero de aprovações

Foram oferecidas mais de 21 mil vagas em instituições paraibanas que contaram com mais de 116 mil estudantes inscritos para concorrer às oportunidades.

Por Portalvirgulaparaiba.com em 17/02/2024 às 11:58:00

A Paraíba teve um desempenho excepcional no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, que oferece vagas em instituições de ensino superior públicas de todo o país, por meio das notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total, 19.080 candidatos conquistaram uma vaga em instituições de ensino superior públicas da Paraíba. Foram oferecidas mais de 21 mil vagas em instituições paraibanas que contaram com mais de 116 mil estudantes inscritos para concorrer às oportunidades.

O governador João AzevĂȘdo parabenizou os estudantes que conquistaram vagas nas universidades. "Parabéns aos estudantes paraibanos que fizeram bonito no SISU. Somos o 4° estado com maior número de aprovados no Brasil. E tem mais, também ficamos em segundo lugar no Nordeste".

Estudantes em primeiro lugar - Na Rede Estadual de Ensino, de acordo com levantamento preliminar realizado pelas GerĂȘncias Regionais de Ensino, 38 estudantes de escolas estaduais foram aprovados em primeiro lugar em universidades públicas. O levantamento realizado pelo Ministério da Educação leva em consideração tanto estudantes da rede privada quanto estudantes das redes públicas de ensino.

Redações de ExcelĂȘncia - Além disso, a Rede Estadual de Ensino contabilizou 536 redações de excelĂȘncia, ou seja, que atingiram 900 pontos ou mais. Desse total, 20 conquistaram a segunda maior nota em redação no país, com 980 pontos. Trata-se do melhor resultado jĂĄ registrado na Paraíba desde a criação do Enem.

Se Liga no Enem e Desafio Nota Mil - O levantamento leva em consideração Na Rede Estadual, foram oferecidas diversas ações de preparação dos estudantes para as provas do Enem. O Se Liga no Enem funciona como um curso preparatório online para estudantes e egressos da Rede Estadual de Ensino, e conta com aulões, simulados online, eventos presenciais e video-aulas voltadas à preparação para as provas.

Além disso, mais de 9,8 mil estudantes participaram do Desafio Nota Mil, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação voltado à preparação e treinamento dos estudantes para a Redação do Enem. Foram mais de 30 mil redações produzidas e 745 professores envolvidos nas correções dos textos.

Brasil - Em todo o Brasil, o processo seletivo registrou 2.427.929 inscrições, pois cada inscrito podia escolher até dois cursos. Foram aprovadas 239.872 pessoas. Segundo o balanço, a faixa etĂĄria com o maior número de aprovados é de 19 a 20 anos, com 26.958 estudantes. O Estado que obteve mais aprovações foi Minas Gerais, com 30.465 aprovados; seguido do Rio de Janeiro, com 27.208 aprovações; Bahia, com 21.601 aprovados; e em quarto lugar, a Paraíba, com 19.080 aprovações.

Sisu?–?O?Sistema?de?Seleção Unificada reúne?as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de?todo?o Brasil que participam?do?processo seletivo vigente,?sendo?a maioria?delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).?O?Sisu?foi?instituído?pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010,?e atualmente estĂĄ regulamentado?pela Portaria?Normativa n. 21, de 5 de novembro?de?2012.

Fonte: secomPB

Comunicar erro

ComentĂĄrios