Paraíba confirma primeira morte causada por vírus da dengue

A Secretaria investigava duas mortes que ocorreram nas últimas semanas, sendo que uma das suspeitas, no Cariri paraibano, foi confirmada.

Por Portalvirgulaparaiba.com em 14/02/2024 às 22:10:40

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, confirmou nesta quarta-feira (14) a primeira morte de dengue no estado em 2024. A Secretaria investigava duas mortes que ocorreram nas últimas semanas, sendo que uma das suspeitas, no Cariri paraibano, foi confirmada.

"Temos um óbito, um jovem de 24 anos, residente de Camalaú, que a investigação positiva para dengue, a sorologia positiva para dengue. Estamos só fechando a parte epidemiológica, mas esse caso será fechado como positivo para dengue", disse o secretário ao Sistema Arapuan.

Há também um outro caso de óbito que era investigado pela Saúde do Estado. A morte era de um homem de 57 anos, natural de Sapé, levantou as suspeitas de dengue, mas Jhony apontou que deve ser de Chikungunya. Porém, os profissionais ainda não receberam o resultado pronto da sorologia.

Para evitar mais complicações, como as seis mortes que ocorreram no ano passado por dengue, o secretário de Saúde irá convocar uma reunião com os secretários dos municípios e com o governador João Azevêdo para programar campanhas e dias de vacinação.

"A gente tem um cenário de estabilidade, mas precisa atuar, nesse momento, na prevenção. E é nesse sentido que a gente quer avançar, fazendo um trabalho de prevenção juntamente com os 223 municípios e também o Governo do Estado gerenciando toda essa política de Saúde", disse Jhony Bezerra.

Uma das iniciativas adiantadas por Bezerra seria o "Dia D", para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. Está previsto para ocorrer no dia 4 de março. "O estado e os municípios proporcionarão um dia D de limpeza de repartições públicas e terrenos baldios", disse o secretário.

Fonte: MaisPB

Comunicar erro

Comentários