Diante de alerta para grave seca na PB e em outros estados do NE, Governo Lula III prepara plano contra estiagem

Por Portalvirgulaparaiba.com em 30/01/2024 às 23:18:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a elaboração de um plano para combater os efeitos da estiagem na Paraíba e em todos os outros estados do Nordeste, diante do alerta de grave seca na região. O Governo Federal analisa ainda um plano de enfrentamento a desertificação do Nordeste.

Matéria publicada pela Folha de São Paulo nesta terça-feira (30) destaca que cerca de seis ministérios estão envolvidos na elaboração de um relatório que será apresentado já em fevereiro.

A solicitação do presidente Lula foi feita após estudos realizados por órgãos climáticos do governo em 2023 apontarem possibilidade de agravamento da seca neste primeiro trimestre de 2024 na região Nordeste.

Ainda segundo a Folha, as informações foram apresentadas em documento relacionado ao monitoramento dos efeitos do El Niño, elaborado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ANA (Agência Nacional de Águas) e Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres).

O estudo chama atenção para a situação crítica de alguns reservatórios nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Fonte: Folha de São Paulo

Comunicar erro

Comentários