Primeira pesquisa eleitoral para prefeito e vereadores na Paraíba é registrada no TSE

Por Portalvirgulaparaiba.com em 29/01/2024 às 21:03:35

A primeira pesquisa eleitoral para prefeito e vereadores de cidade da Paraíba foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados vão avaliar o cenário eleitoral de Guarabira, município do Brejo paraibano.

Como visto pelo ClickPB, a pesquisa foi registrada no dia 26 de janeiro e será divulgada no dia 1º de fevereiro. Ela será feita pelo Instituto Advise Consultoria e Pesquisa LTDA.

No total, vão ser entrevistados 408 eleitores. A pesquisa vai custar R$ 8 mil. A margem de erro da pesquisa será de 3,83% para mais ou para menos. O ClickPB observou que o índice de confiança da pesquisa será de 95%.

Publicação de pesquisa está liberada

Desde o dia 1º de janeiro, a legislação eleitoral liberou a publicação de pesquisas, desde que elas estejam devidamente registradas no TSE. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados.

Segundo a Lei das Eleições, a divulgação de pesquisa sem registro das informações pode acarretar multa que varia entre 50 mil a 100 mil UFIRs.

Já a divulgação de pesquisa fraudulenta é crime, que gera punição de prisão entre seis meses a um ano, além de multa entre 50 mil a 100 mil UFIRs.

Ainda durante o perído de campanha eleitoral, contado a partir de 16 de agosto, a legislação veda a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.

Confira abaixo o documento com o registro da pesquisa:

Fonte: ClickPB

Comunicar erro

Comentários