baner informatica 01
cuidados saude

Paraíba recomenda nova dose da vacina bivalente contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Sa√ļde (SES) da Para√≠ba est√° orientando a aplicação de uma nova dose para indiv√≠duos com 60 anos ou mais e para aqueles considerados imunocomprometidos

Por Portalvirgulaparaiba.com em 06/12/2023 às 22:23:49

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba est√° orientando a aplicação de uma nova dose da vacina bivalente contra a Covid-19 para indivíduos com 60 anos ou mais e para aqueles considerados imunocomprometidos, ou seja, pacientes com mecanismos de defesa comprometidos, acima de 12 anos de idade. A medida segue a indicação do Ministério da Saúde, alinhada com o cen√°rio epidemiológico que enfrenta o estado do Cear√° devido ao surgimento de novas subvariantes da ômicron.

Conforme a recomendação, o intervalo entre a última dose do imunizante deve ser de 6 meses, e a vacina j√° est√° disponível para a população nas salas de vacinação municipais. O secret√°rio de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, ressalta a import√Ęncia da imunização, especialmente no período festivo e de férias, quando o estado recebe um grande número de turistas, aumentando o risco de aglomerações.

Em relação ao cen√°rio epidemiológico atual na Paraíba, não h√° aumento de casos da doença, resultando em uma situação est√°vel. Não foram registrados acréscimos nos casos graves que demandem internação ou levem a óbitos. A taxa geral de positividade da Covid-19, do início de janeiro até dezembro, é de 4,92%. Além disso, o número de exames realizados por m√™s apresenta queda desde maio, com uma leve variação na positividade em novembro, sem representar um aumento significativo. Das 659 amostras recebidas em novembro, apenas 61 tiveram resultado detect√°vel.

O secret√°rio Jhony Bezerra destaca que as vacinas estão disponíveis nos 223 municípios paraibanos e incentiva a população a buscar a imunização. Ele orienta que as pessoas levem a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se j√° se passaram seis meses desde a última dose.

O grupo de maior risco, que necessita de cuidados especiais, inclui idosos e imunocomprometidos, como aqueles que vivem com HIV, foram transplantados, estão em uso de imunossupressores, possuem doença renal crônica em hemodi√°lise, passaram por tratamento quimioter√°pico ou radioter√°pico nos últimos seis meses e indivíduos com neoplasias hematológicas.

A SES reforça a import√Ęncia da manutenção de medidas não farmacológicas para a redução dos riscos de infecção ou disseminação da Covid-19, como o uso de m√°scaras de qualidade, boa ventilação nos ambientes, evitar aglomerações e ambientes fechados, além da higienização das mãos com √°lcool 70% ou √°gua e sabão. A testagem para Covid-19 pode ser realizada a partir do segundo dia de sintomas, e em casos de persist√™ncia de sintomas gripais, mesmo após um resultado negativo, a retestagem é recomendada no quarto ou quinto dia de sintomas.

Fonte: PortalT5

Comunicar erro

Coment√°rios

baner 03 cuidados pessoais
pet03