Paraíba registra 36 aves migratórias mortas e órgãos se reúnem para discutir medidas de monitoramento

Por portalvirgulaparaiba.com em 29/05/2023 às 23:07:14

Desde a semana passada que aves migratórias são encontradas mortas em praias do litoral paraibano. Até o momento, 36 aves foram encontradas em todo o estado. Conforme apurou o ClickPB, duas reuniões com órgãos de meio ambiente, saúde e vigilância sanitária, estão marcadas para esta terça-feira (30) e quarta-feira (31), para definir medidas de monitoramento dos casos.

De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), um total de 36 aves foram encontradas no litoral da Paraíba até o momento. Dessas, 12 foram registrados no município de Cabedelo; dez em Mataraca; oito no município de Conde; cinco em João Pessoa; e uma em Rio Tinto.

Segundo informações obtidas pelo ClickPB, a primeira reunião está marcada para às 9h desta terça-feira (30), na Superintendência Federal da Agricultura, em João Pessoa. Devem participar as secretarias municipais de meio ambiente, Sudema, Cetas - IBAMA, SEMAS, e órgãos de vigilância sanitária. A segunda será na quarta-feira (31), com organização da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), com participação do Ibama e Organizações Estaduais de Meio Ambiente (OEMAS). As reuniões têm o objetivo de definir diretrizes no monitoramento da Influenza Aviária.

No último dia 23 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu um alerta Zoossanitário através da Portaria MAPA nº 587/2023, que declara estado de emergência zoossanitária em função da detecção do vírus da Influenza Aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil.

Conforme apurou o ClickPB, as amostras do material coletado nas aves encontradas no litoral da Paraíba são enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Campinas, São Paulo. O prazo para resultado do laudo não foi informado.

Fonte: Clickpb

Comunicar erro

Comentários