Com viagens internacionais de Lula, Alckmin fica 29 dias na PresidĂȘncia

Levantamento foi feito pelo R7 com base nas informações pĂșblicas do portal do governo federal

Por portalvirgulaparaiba.com em 21/05/2023 às 23:38:30

Desde que assumiu a PresidĂȘncia, Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) visitou nove paĂ­ses. Com os afastamentos, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu o PalĂĄcio do Planalto por 29 dias. Lula também esteve em 11 estados brasileiros. O levantamento foi feito pelo R7 com base nas informações pĂșblicas do portal do governo federal.

O primeiro deslocamento internacional aconteceu entre 22 e 25 de janeiro, quando Lula foi à Argentina e ao Uruguai. Dias depois, em 9 de fevereiro, o petista foi aos Estados Unidos se reunir com o presidente americano Joe Biden, onde ficou por trĂȘs dias. Em abril, o presidente viajou aos Emirados Árabes Unidos, à China, a Portugal e à Espanha, por 12 dias.

No inĂ­cio deste mĂȘs, Lula foi à coroação do rei britânico Charles 3Âș, no Reino Unido. O presidente estĂĄ no Japão desde a Ășltima quarta-feira (17). Ele deve chegar ao Brasil na próxima terça-feira (23).

Lula fez, entre destinos nacionais e internacionais, uma viagem a cada quatro dias, considerando o perĂ­odo de 1Âș de janeiro a 19 de maio. A contagem levou em conta compromissos listados como oficiais. Locais por onde o presidente passou durante as viagens, como escalas e conexões, não foram levados em conta.

Viagens nacionais

As regiões Nordeste e Sudeste do Brasil foram as que o presidente mais visitou — nove vezes cada uma. No Nordeste, Lula foi duas vezes à Bahia, ao CearĂĄ e ao Sergipe e uma vez à ParaĂ­ba, a Pernambuco e ao Maranhão, onde visitou trĂȘs cidades em uma Ășnica viagem.

No Sudeste, o presidente foi seis vezes a São Paulo e trĂȘs ao Rio de Janeiro. Lula teve mais votos na capital paulista, mas perdeu no estado em 2022; em território fluminense, o petista perdeu na capital e no estado. Na região Norte, Lula foi duas vezes a Boa Vista (RR). Ambas as visitas tiveram como motivação a questão indĂ­gena. O presidente esteve no Sul e no Centro-Oeste uma vez.

Motivos

A maior parte das viagens de Lula pelo Brasil teve como pano de fundo lançamento de programas e inauguração de obras. Ele se deslocou duas vezes para acompanhar entregas de unidades do Minha Casa, Minha Vida e participou de dois eventos ligados a sua base de apoio, um ato pelo Dia do Trabalhador e uma assembleia de povos indĂ­genas.

Lula também precisou incluir visitas inesperadas na agenda, como o sobrevoo a regiões afetadas por enchentes no interior de São Paulo e no Maranhão e o velório de Pelé, em Santos (SP). O presidente prestigiou, ainda, eventos ligados ao Ministério da Defesa, como a inauguração da linha de produção do caça Gripen e a visita ao Complexo Naval de ItaguaĂ­ (RJ).

Fonte: Clickpb

Comunicar erro

ComentĂĄrios