Prefeitura de cidade da Paraíba vacina crianças com doses para adulto; famílias serão idenizadas

Por portalvirgulaparaiba.com em 15/05/2023 às 22:08:05

Moradores de uma comunidade em Lucena, região metropolitana de João Pessoa, capitasl da Paraíba, descobriram que crianças foram vacinadas contra a Vocid-19 com doses destinadas ao público adulto. Após a descoberta, a prefeitura foi condenada a pagar R$ 6 mil de indenização por danos morais à família de uma criança.

A decisão foi da juíza Giovanna Lisboa Araújo de Souza, da 3ª Vara mista de Cabedelo, que busca amenizar os danos causados pelo descuido da Secretaria de Saúde de Lucena, litoral do estado.

De acordo com os familiares, as crianças apresentaram vômito e outras reações à vacina, como mal-estar, febre e outros, o que motivou o pedido de idenização de R$ 10.000,00. A prefeitura disse que uma das mães levou a criança sem que a secretaria tivesse chamado para vacinação infantil e que a dose não foi suficiente para oferecer risco à saúde da criança.


    "[Resta] comprovado que o incidente aconteceu por culpa exclusiva da Equipe de Saúde do Município, em não observar que a vacina aplicada na autora era inadequada para crianças. Também não há como negar que a situação experimentada pela Autora provocou danos de ordem moral, tendo em vista que as reações lhes causaram patologias não esperada, não havendo dúvidas de que a situação ensejou a autora intenso e incomensurável sofrimento", afirmou a juíza, justificando a decisão pela condenação.

    À imprensa, a mãe da criança mostrou revolta com o descuido da secretaria de educação e dos profisisonais de saúde envolvidos. Segundo ela, poderia ter acontecido algo pior.

    "Eu vim aqui pra falar pra vocês a minha indignação: estou indignada com a Prefeitura de Lucena, da Paraíba. Pois hoje chegou em João Pessoa as vacinas do Covid para as crianças. Sendo que meus dois filhos já foram vacinados semana passada, então eu fico sem entender como os meus filhos e os filhos de outras pessoas daqui da comunidade de onde eu moro foram vacinados com a vacina do Covid se nem aqui a vacina tinha chegado ainda. Estou indignada, estou querendo uma resposta dos responsáveis da saúde de Lucena. Vocês responsáveis da saúde, prefeito de Lucena, eu quero uma explicação quanto a isso, porque não tem condição. Hoje, meus filhos, eles não tiveram nada, mas se eles tiverem, a culpa vai ser de vocês. Vocês vão ter que responder por isso", externou a mãe.

    Fonte: Clickpb

    Comunicar erro

    Comentários