"Conselhão" da UFPB é convocado para discutir dossiê que pede destituição de Valdiney Gouveia como reitor

Por portalvirgulaparaiba.com em 14/05/2023 às 22:53:37

O "Conselhão" da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) marcou para esta terça-feira (16), a partir das 9h, uma reunião para discutir a possibilidade de destituição do reitor da instituição, Valdiney Gouveia. O evento ocorre no auditório da reitoria.

O "Conselhão" é uma reunião que junta os três Conselhos Superiores da UFPB (Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, e Conselho Curador), em que o Diretório Central des Estudantes possui cadeiras em todos.

Um dossiê que trata sobre o assunto é dividido em cinco eixos: 1) a repressão e a censura no ambiente acadêmico; 2) o ataque a entidades representativas e movimentos democráticos; 3) o descaso com as condições de vida de estudantes e trabalhadores; 4) a gestão da universidade subordinada ao alinhamento ideológico à extrema-direita; 5) a usurpação e esvaziamento das atribuições e competências dos Conselhos Superiores da Instituição.

Valdiney Gouveia e Liana Filgueira são alvos de protestos desde novembro de 2020, quando assumiram a Reitoria da UFPB, apesar de terem ficado na terceira colocação entre os escolhidos pela comunidade acadêmica. Ambos só foram postos nos cargos após a nomeação de Jair Bolsonaro, então presidente do país.

Fonte: Paraiba.com.br

Comunicar erro

Comentários