Fevereiro de 2023 tem recorde de desmatamento na Amazônia Legal

Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que 209 km² foram desmatados até o dia 17 de fevereiro.

Por Portal Virgula Paraiba em 01/03/2023 às 21:48:24

Fevereiro ainda não terminou e os alertas de desmatamento na Amazônia Legal j√° bateram recorde para o m√™s.

(O Inpe disponibiliza às sextas-feiras os dados da semana anterior. Os n√ļmeros do m√™s de fevereiro estarão fechados, em 3 de março).

Os dados, divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que 209 km¬≤ foram desmatados at√© o dia 17 de fevereiro - a maior marca para o m√™s em toda a s√©rie histórica, iniciada em 2015.

"O Ibama voltou a trabalhar" disse Rodrigo Agostinho, novo presidente do órgão no √ļltimo dia 24.

Os alertas são feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais di√°rios de alteração na cobertura florestal para √°reas maiores que 3 hectares (0,03 km¬≤) - tanto para √°reas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a √°rea total de 8 estados (Acre, Amap√°, Amazonas, Mato Grosso, Par√°, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.

Por enquanto, os estados que mais desmataram em fevereiro são Mato Grosso (129 km¬≤), Par√° (34 km¬≤) e Amazonas (23 km¬≤).

Fonte: g1

Comunicar erro

Coment√°rios