Paraíba registra 925 novos casos de arboviroses no mês de setembro, mas números de zika caem

Por portalvirgulaparaiba.com em 04/10/2022 às 22:50:40

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (03), o Boletim Epidemiológico nº 10 das arboviroses. De janeiro até 28 de setembro deste ano, foram registrados 45.926 casos prováveis de dengue, zika e Chikungunya na Paraíba. Quando comparado ao boletim anterior, percebe-se um aumento de 925 novos registros no mês de setembro. O documento também aponta uma discreta queda de 73 casos prováveis de zika.

Do total de 45.926 casos prováveis de arboviroses, 27.005 foram registrados para dengue, 18.267 foram referentes à chikungunya e 980 para zika. De acordo com o boletim, o que explica esse pouco aumento de novos casos no estado da Paraíba é o fato do final do período sazonal de alta de casos, como também a qualificação de informações na base de dados de notificações.

Sobre a queda dos casos prováveis de zika, a técnica em arborviroses da SES, Carla Jaciara, explica que está sendo realizada uma análise no banco de dados e que existiam muitos casos que não estavam encerrados. "Quando sai essa liberação dos resultados em aberto, alguns casos foram descartados e, por isso, saem da contagem de casos prováveis para o agravo. O que está acontecendo é que os municípios estão fazendo as notificações de forma adequada, por isso observamos essa queda. Antes aquele dado estava em aberto e agora ele é descartado", pontua.

Quanto a incidência na Paraíba, 156 municípios apresentam acima de 300 casos, o que indica risco de epidemia e surto para certos locais. Dentre os 223 municípios, seis estão sem casos prováveis, sendo eles Capim, Coxixola, Desterro, Nazarezinho, Santa Inês e Vieirópolis.

A Paraíba registrou 53 óbitos suspeito de arboviroses. Destes, 13 estão em investigação, distribuídos em 11 municípios: Alagoa Nova (1), Cabedelo (1), Campina Grande (2), Guarabira (2), Itatuba (1) João Pessoa (1), Manaíra (1), Patos (1), Piancó (1), Picuí (1) e Uiraúna (1). Dos confirmados, sete foram para dengue, que ocorreram nos municípios de Bananeiras, Guarabira, Patos, Santa Rita, Santa Luzia, Serra Branca e Sousa, e 15 para chikungunya, nos municípios de Araçagi, Campina Grande, João Pessoa, Pombal, Queimadas, Santa Luzia, Santa Rita, São José da Lagoa Tapada, Serra da Raiz e Vista Serrana.

Dados informam que foram identificados 235 casos confirmados de dengue com sorotipo 2 (DENV-2), distribuídos em 49 municípios, e 60 casos confirmados com DENV-1, distribuídos em 17 municípios. A recomendação é que a população procure um serviço de saúde quando apresentar qualquer sintoma suspeito de arbovirose, para que seja realizada o RTPCR, para saber qual sorotipo está circulando e para que o tratamento seja feito de forma efetiva.

Os focos principais do mosquito Aedes Aegypti, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins. Daí a importância de as famílias não esquecerem que o dever de casa no combate ao mosquito é permanente.

A SES segue implementando ações junto aos municípios e as Gerências Regionais de Saúde, com monitoramento e assessoramento, realizando visitas técnicas e reuniões.

Fonte: G1Pb

Comunicar erro

Comentários