Justiça anula concurso público na Paraíba por fraude e favorecimento de amigos e familiares do prefeito

Por portalvirgulaparaiba.com em 01/10/2022 às 11:26:03

A Justiça anulou o concurso público da Prefeitura de Serraria e condenou o município a realizar um novo certame, após o Ministério Público da Paraíba executar ampla investigação e desvendar diversas irregularidades e vícios no concurso. O novo edital deve ser publicado em até 10 meses e até as novas nomeações, o Município deverá realizar contratações temporárias. A ação civil pública (ACP) foi resultado de um Procedimento Preparatório instaurado após a Promotoria receber diversas denúncias anônimas, relatando vícios e irregularidades na realização do Concurso Público Municipal de Serraria e visando apurar os fatos informados.


Conforme obtido pelo ClickPB, foram constatadas irregularidades no concurso, como "o efetivo favorecimento a candidatos parentes, do círculo de amizade e apoiadores do gestor municipal e atingem desde o presidente da Comissão de Licitação até a própria Comissão Organizadora do Concurso", segundo relatou o Ministério Público da Paraíba, autor da ação judicial.


A Justiça julgou procedente o pedido do Ministério Público da Paraíba e anulou o Concurso Público nº 01/2019, da Prefeitura Municipal de Serraria. O pedido foi formulado em ação civil pública (ACP) ajuizada pela 2ª promotora de Justiça de Bananeiras, Airles Kátia Borges Rameh de Souza.


De acordo com a ação civil, após análise de toda a documentação e realizada ampla instrução no procedimento, a Promotoria de Bananeiras constatou diversas irregularidades, ilegalidades e vícios na realização do concurso que comprometem seriamente a transparência e a lisura do certame. Ficou demonstrado que o Concurso Público nº 01/2019 foi realizado com violação aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, igualdade, publicidade e vinculação ao edital, que provocam a nulidade de todo o certame.


Gabaritos em branco


Além disso, o edital do concurso foi retificado diversas vezes, acrescentando e retirando determinadas exigências para determinados cargos, bem como aumentando o número de vagas para determinados cargos. Candidatos teriam entregado gabaritos em branco, apenas assinado, e saíram com provas antes do horário permitido.


Contemax


Também foi apontado que a Empresa Contemax - Consultoria Técnica e Planejamento LTDA, responsável pela realização do certame, possui histórico de fraudes e ilícitos em outros concursos públicos realizados nos municípios de Santa Inês, Lucena, São José de Espinharas, Vale do Piancó, Coremas e Aroeiras, sendo alvo de inúmeras ações judiciais por fraudes em concursos públicos.


Sentença


Na sentença, o juiz da Vara Única de Bananeiras, Jailson Shizue Suassuna, aponta que "as ilegalidades apontadas contra o Paço Municipal por si só são proficientes a ensejar a decretação da nulidade do concurso. Outra postura, a teor das provas colhidas nos autos, configuraria omissão e conivência com as constatadas irregularidades, procurando resguardar o princípio de proteção ao interesse público, bem como observar os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade dos atos administrativos, que foram alçados, pelo constituinte, à categoria de princípios proeminentes, regedores de toda a atividade na administração pública".


Multa


Em caso de descumprimento à decisão judicial, será aplicada multa diária de R$ 5 mil, limitada a R$ 200 mil, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

Fonte: Clickpb

Comunicar erro

Comentários