TCE-PB determina suspensão de contrato de R$ 61,7 mi da Prefeitura de Bayeux

Por portalvirgulaparaiba.com em 21/09/2022 às 23:39:19

O Pleno do Tribunal de Contas da Paraíba homologou, nesta quarta-feira (21), uma medida cautelar determinando a suspensão dos atos administrativos em relação aos Termos de Colaboração firmados entre a Prefeitura Municipal de Bayeux e o Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) para a contratação de profissionais nas áreas de saúde e educação, no valor de R$ 61,7 milhões.

De acordo com o relator, o conselheiro Fábio Túlio Nogueira, ao examinar o certame e os contratos de colaboração, a auditoria do TCE constatou irregularidades, levando em conta a intenção de substituir despesas com pessoal, contratados por excepcional interesse público, pelo repasse da quantia para a contratação de servidores temporários, através da Organização Social (OS).

A decisão cita a prefeita Luciene Andrade Gomes Martinho, solicitando que a gestora se pronuncie em um prazo de 15 dias, acerca dos fatos apontados com as justificativas técnicas e/ou correção dos pontos arrolados na instrução.

O relator também reiterou que a contratação temporária por excepcional interesse público é prevista no art. 37, inciso IX, CR/1988, e regulamentada pela Lei no 8.745/1993, que não contempla atividades rotineiramente desempenhadas por servidores da educação e da saúde.

"Necessário se faz os esclarecimentos sobre as contratações excepcionais, para além das atividades que são ordinariamente requeridas com vista ao funcionamento dos serviços prestados pelas Secretarias da Educação e da Saúde", enfatizou.

Até a publicação desta matéria, a Prefeitura Municipal de Bayeux não havia enviado resposta para a reportagem do Portal Correio sobre o posicionamento da gestão em relação à decisão. O espaço para manifestação está aberto e pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Fonte: Portal Correio

Comunicar erro

Comentários