internet

Paraíba tem melhor cobertura vacinal no país contra a poliomielite e alcança 2º lugar contra sarampo

Por portalvirgulaparaiba.com em 20/09/2022 às 23:23:47

Paraíba ocupa a primeira posição no ranking nacional de cobertura vacinal contra a poliomielite, com 79%; e a segunda colocação na vacinação contra sarampo, com 74,86%. Os dados são do Ministério da Saúde, que define a meta de 95% de alcance para ambos os imunizantes. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto com os municípios, está intensificando as estratégias para facilitar o acesso da população às vacinas e atingir o objetivo até o próximo dia 30, quando será encerrada a Campanha de Pólio e Multivacinação.

Os estados brasileiros no topo do ranking de vacinação contra a pólio são: Paraíba, com 79% de cobertura; Alagoas, com 69,78%; Amapá, com 65,80%; Santa Catarina, com 64,38% e Sergipe, com 62,95%. Em relação ao sarampo, o Amapá aparece em primeiro lugar, com 82,33% de alcance; seguido pela Paraíba, com 74,66%; Minas Gerais está em 3º lugar, com 68,27%; Piauí, com 63,21% está em 4º e Alagoas é o 5º, com 59,73%.

A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, atribui os bons resultados a um trabalho em parceria com os municípios. "A união de esforços vem sendo o diferencial nessa luta. Fizemos três ações de Dia D, temos bolsistas da ESP em contato direto com os municípios, articulando e ajudando a criar estratégias para a melhoria das coberturas e os municípios estão realizando busca ativa e facilitando o acesso da população", disse.

Dos 223 municípios paraibanos, 113 atingiram a meta de vacinação contra poliomielite. A secretária lembra que o estado vai continuar acompanhando todos os municípios, incentivando e mostrando a importância de melhorar as coberturas. "Precisamos impedir que doenças já erradicadas, a exemplo da pólio e do sarampo, que só podem ser evitadas por meio da vacina, voltem ao nosso país", alertou.

A SES destaca que há localidades que ainda precisam reforçar as estratégias de vacinação. Três dos 223 municípios não alcançaram 50% de cobertura contra poliomielite: João Pessoa (44,64%); Santa Rita (46,30%) e Campina Grande (48,46%). Em relação à vacinação contra sarampo, 11 municípios ainda não atingiram a metade do público-alvo previsto, são eles: Quixabá, Duas Estradas, Tenório, Campina Grande, Serra Redonda, Congo, Vieirópolis, Caiçara, Cabedelo, São Bento e Cacimba de Dentro.

Em 2021, a Paraíba atingiu 66,29% do público-alvo estimado para a vacinação contra poliomielite e menos de 70% contra sarampo. Em 2019, os resultados foram melhores, mas a vacinação contra pólio ainda ficou abaixo da meta, com 92,6%. No mesmo ano, a Paraíba superou o objetivo em relação à aplicação de vacinas contra o sarampo, e obteve 105,78% de cobertura. A Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite será encerrada no próximo dia 30 de setembro. Mesmo após o encerramento, a vacinação permanecerá em todos os mais de 1000 postos espalhados por todos os 223 municípios paraibanos.


Fonte: Wscom

Comunicar erro

Comentários