Plantão do final de semana registra aumentos nos atendimentos de EmergĂȘncia e UrgĂȘncia e de acidentes no Hospital de Patos

Por portalvirgulaparaiba.com em 19/09/2022 às 23:02:37

O plantão da EmergĂȘncia e UrgĂȘncia do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) neste final de semana registrou um aumento de 14% nos atendimentos e de 33% nas vitimas envolvidas em sinistros no trĂąnsito em relação ao final de semana anterior. No total, 198 pessoas deram entrada na unidade sendo 32 delas vítimas de sinistros no trĂąnsito. Durante o plantão, que começou às 18h da sexta-feira (16) e terminou meia-noite do domingo (18), foram realizadas ainda 28 cirurgias, sendo 19 delas de urgĂȘncia e outras nove eletivas.

O plantão de maior movimento foi o do domingo, com o atendimento de 97 pacientes, seguido do de sĂĄbado com mais 74 pessoas atendidas na urgĂȘncia e emergĂȘncia da unidade. Das 18 horas da sexta-feira até a meia noite do mesmo dia mais 27 pessoas deram entrada no hospital por causas diversas. Das 32 vítimas de sinistro no trĂąnsito, 24 delas foram de incidentes com motocicletas, seis por acidentes com carros e outras duas por atropelamento.

O relatório de gestão do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que na emergĂȘncia e urgĂȘncia, além dos casos envolvendo os acidentados e trĂąnsito, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, contusão diversa/pancada, hipertensão, queda de nível, dificuldade de respirar, dor no peito, nĂĄusea e vômito, dor renal, vacinação, dor de caneca, entre outros motivos.

Além de acidentados da cidade de Patos, com o maior número de vítimas (11), o hospital atendeu pacientes de Água Branca, Brejo do Cruz, Cacimbas, Condado, Desterro, Malta, Manaíra, Nova Olinda, São Bento, São José de Espinharas, São Mamede, Teixeira, Vista Serrana, Santa Cruz, Catolé do Rocha e ainda um paciente da cidade de Alexandria (RN).

Das 28 cirurgias, dez foram Vascular, nove foram Cirurgias Gerais, seis Oncológicas, duas ortopédicas e uma Urológica. "Esse quantitativo de cirurgias de urgĂȘncia foi o maior deste ano no plantão de final de semana e exigiu ainda mais de nossa equipe de profissionais, principalmente, os que atuam no bloco cirúrgico, mas, tudo foi realizado sem nenhuma intercorrĂȘncia e conseguimos atender nossa demanda com agilidade e eficiĂȘncia", destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembrando que o número de atendimentos na urgĂȘncia e emergĂȘncia em plantões de final de semana também foi um dos maiores do ano, chegando a quase 200 atendimentos.

Assessoria

Fonte: Assessoria

Comunicar erro

ComentĂĄrios