Na disputa por uma vaga no 2º turno, Pedro, Nilvan e Veneziano terão que entrar em "rota de colisão"

Por portalvirgulaparaiba.com em 31/08/2022 às 22:19:21

Até agora a vidraça mais atingida é de João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição. Mas a contar pelo resultado da pesquisa Ipec, contratada pela TV Cabo Branco, ele está no segundo turno.

Então, resta uma única vaga que pode ficar com Pedro (PSDB), Nilvan (PL) ou Veneziano (MDB). Vaga que será obtida, pelo menos no retrato de agora, voto a voto. Os três estão empatados dentro da margem de erro, com 16%, 15% e 14% pontos percentuais, respectivamente.

Não parece que para garantir o único espaço disponível será possível poupar os adversários diretos de críticas e da exposição de fragilidades. Ou seja, Pedro, Nilvan e Veneziano terão que tentar "acertar" um ao outro porque só tem mais uma vaga no 2º turno.

Veneziano (MDB), nos últimos debates, já desenhou a polarização que quer e, pode esperar, Nilvan será o alvo mais frequente e com críticas mais duras. No caso de Pedro, ainda calcula como poderá enfraquecer o tucano, sem perdê-lo num eventual segundo turno.

Nilvan e Pedro já não poderão dar uma de Bebeto e Romário, como parecem fazer nos debates. O cenário de acirramento não permite essa proteção. Com não existe "amanhã" sem hoje, não estranhe se a "batalha" começar sem intenção e ganhar força.

Se não for diretamente, os prepostos farão o trabalho de apontar as fraquezas um do outro e ensaiar a melhor maneira atingir as intenções de voto, sem prejuízo permanente, apenas provisório, por um mês. É ficar atento nas frases e recados dos guias.

Cássio, pai de Pedro, conhecedor da política, já deu seu recado por meio de um áudio supostamente vazado: "é frágil". Disse o tucano sobre o comunicador.

Nilvan não vai para o embate, pelo menos por enquanto. Mas não é característica dele ficar na defensiva e já avisou que não pode ser "menosprezado".

O segundo turno será um round duro para João. Mas o primeiro round é duro para os três. Vamos esperar quem sai da defensiva primeiro e, de fato, ataca de maneira certeira e inteligente. Faltam 32 dias.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada nos dias 26 a 28 de agosto de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo No PB?04909/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo No BR?05400/2022.

Ipec

O Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA é o instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.

Fonte: Jornal da Paraiba

Comunicar erro

Comentários