Professor cajazeirense vence prêmio nacional com projeto de reaproveitamento das águas em escolas

Por portalvirgulaparaiba.com em 17/05/2022 às 22:56:00

Disputando com professores de todo o Brasil, Renato Nunes Ramalho, professor de Física da Escola Cidadã Integral (ECI) Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras, foi o vencedor da segunda edição do Prêmio Professor Transformador, onde concorreu com representantes de Rio de Janeiro e Pernambuco.

A final acontecida em São Paulo, entre os dias 10 e 13 de maio, durante a Bett Brasil 2022, reconheceu a importância do projeto "Reaproveitamento das Águas Pluviais e Cinzas nas Escolas do Semiárido Paraibano". A iniciativa com os alunos tem como objetivo montar uma empresa sustentável para reaproveitar a água consumida pela escola.

"Eu vivo um momento de muita alegria, de muita emoção por trazer essa conquista para nossa cidade, não só pelo reconhecimento ou pelo prêmio em dinheiro, mas por mostrar o que os jovens da nossa cidade, no Sertão da Paraíba, vêm fazendo na escola, desenvolvendo projetos que não são de caráter individual, mas sim pensando no coletivo, pensando de maneira global e agindo local no caso da escassez de água que temos no nosso Sertão", disse o professor.

O projeto é um sistema hídrico desenvolvido com os alunos visando resolver o problema da escassez de água dentro das escolas usando materiais recicláveis e naturais como caixas de geladeira e bambu, substituindo gasolina por uma bomba de hidrogênio como fonte de energia para alimentar um motor, que vão ser instaladas na escola futuramente.

Fonte: Diário do Sertão

Comunicar erro

Comentários