PESQUISA PODERDATA: Lula lidera com 41% e Bolsonaro fica em segundo com 32% das intenções de voto no 1º turno

Por portalvirgulaparaiba.com em 30/03/2022 às 23:30:55

Uma nova pesquisa do PoderData realizada de 27 a 29 de março de 2022 mostra que a disputa para as eleições presidenciais segue polarizada em Lula (PT) e em Jair Bolsonaro (PL). O petista marca 41% das intenções de voto contra 32% do atual presidente.

No 2º pelotão, Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Sergio Moro (Podemos), 6%. Empatados na margem de erro da pesquisa (2 pontos percentuais) estão João Doria (PSDB), com 3%; André Janones (Avante), com 2%; e Eduardo Leite (PSDB) e Simone Tebet (MDB), com 1% cada um. Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe D"Ãvila (Novo) não pontuaram.

O PoderData atualiza a lista de nomes na pesquisa de acordo com o cenário político do momento. Quando a pesquisa começou a ser feita, ainda não estava claro se o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), deixaria ou não o partido para se filiar ao PSD e disputar o Planalto. Por isso, o nome dele foi testado no cenário junto com João Doria. Hoje, Leite só poderá competir se a candidatura de João Doria for retirada.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 27 a 29 de março de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 275 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR 06661/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

ESTRATIFICAÇÃO

O desempenho dos candidatos varia em faixas demográficas específicas:

LULA – tem seu melhor desempenho entre jovens de 16 a 24 anos (51%), pessoas que cursaram até o ensino fundamental (47%), na região Nordeste (49%) e entre os que têm renda familiar de até 2 salários mínimos (51%);

BOLSONARO – pontua mais nas regiões Norte (43%) e Centro-Oeste (46%) e na faixa de renda familiar de 2 a 5 salários (39%).

Fonte: Polemica Paraiba

Comunicar erro

Comentários