SES distribui, nesta quarta-feira (26), mais de 34 mil doses de vacinas pediátricas da Pfizer

Por portalvirgulaparaiba.com em 25/01/2022 às 23:37:57

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) distribuirá aos 223 municípios, nesta quarta-feira (26), mais 34.100 doses de vacina Pfizer para vacinação de crianças de 5 a 11 anos. As doses chegaram à Paraíba nesta terça-feira (25).

Até agora, a SES já distribuiu 47.200 doses para os municípios, sendo um quantitativo de 23.600 nas duas primeiras remessas, segundo informações obtidas pelo ClickPB.

Tecnologias das vacinas

CoronaVac/Butantan

A vacina do Butantan utiliza a tecnologia de vírus inativado (morto), uma técnica consolidada há anos e amplamente estudada. Ao ser injetado no organismo, esse vírus não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica. O intervalo entre as doses é de 28 dias.

Pfizer Pediátrica

A vacina da Pfizer para uso em crianças é uma tecnologia inédita feita com RNA mensageiro, uma molécula que temos dentro da maioria das nossas células. Elas produzem, a partir daí, as proteínas, a base de tudo: sangue, hormônios, ossos, anticorpos etc. A ideia de usar a engenharia do RNA mensageiro é vista como uma revolução na medicina.

Ela apresenta dosagem e composição diferentes do imunizante utilizado para maiores de 12 anos. A formulação da vacina para uso pediátrico é de duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com esquema de, pelo menos, oito semanas de intervalo entre as doses.

Fonte: SECOM-PB

Comunicar erro

Comentários