internet

Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores do Democratas de Piancó e anula votos da chapa por fraude na cota de gênero

Por portalvirgulaparaiba.com em 24/11/2021 às 23:08:55

O juiz eleitoral Pedro Davi Alves de Vasconcelos, da 32¬™ Zona Eleitoral de Piancó, na Para√≠ba, cassou os mandatos de dois vereadores do Democratas e oito suplentes da C√Ęmara Municipal de Piancó acusados de fraude na cota de g√™nero das Elei√ß√Ķes Municipais de 2020. O magistrado impôs aos vereadores C√≠cero F√°bio da Silva e Priscila Batista de Almeida oito anos de inelegibilidade "subsequentes às ELEI√á√ēES 2020, por terem concorrido (cometer, participar ou anuir) para o cometimento do il√≠cito."

A A√ß√£o de Investiga√ß√£o Judicial Eleitoral (AIJE) foi ajuizada pelos candidatos Geraldo Ferreira de Souza e Wagner Ricardo Leite Brasilino e pelo partido Progressistas de Piancó contra a chapa do Democratas, conforme apurou o ClickPB.

Tiveram os diplomas cassados os vereadores C√≠cero F√°bio da Silva e Priscila Batista de Almeida e os suplentes Francisco Ferreira da Silva (1¬ļ suplente), Allan Derly Alves Pereira (2¬ļ suplente), Francisco Neudo Cazé (3¬ļ suplente). Tiveram os registros cassados Ezildo Silvestre da Silva (4¬ļ suplente), Alisson Augusto dos Santos (5¬ļ suplente), José Leite de Andrade (6¬ļ suplente), Josefa dos Santos (7¬ļ suplente), Karla Zenaide Azevedo Brasilino (8¬ļ suplente).

O juiz anulou todos os votos obtidos pelo partido Democratas na elei√ß√£o em Piancó, um total de 2.287 votos, considerando que "desde a origem, encontram-se maculados."

O magistrado determinou, também, a retotaliza√ß√£o dos votos para defini√ß√£o dos novos eleitos em substitui√ß√£o aos cassados e diploma√ß√£o deles na C√Ęmara de Piancó. "PROCEDA à retotaliza√ß√£o dos votos, aplicando o novo c√°lculo do quociente eleitoral, com o objetivo de reajustar a distribui√ß√£o dos cargos eletivos de vereador da C√Ęmara Municipal de Piancó/PB, de acordo com os votos v√°lidos remanescentes, exclu√≠dos, por óbvio, os declarados nulos no presente feito".



Fonte: Clickpb

Comunicar erro

Coment√°rios