Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores do Democratas de PiancĂł e anula votos da chapa por fraude na cota de gĂȘnero

Por portalvirgulaparaiba.com em 24/11/2021 às 23:08:55

O juiz eleitoral Pedro Davi Alves de Vasconcelos, da 32ÂȘ Zona Eleitoral de Piancó, na ParaĂ­ba, cassou os mandatos de dois vereadores do Democratas e oito suplentes da CĂąmara Municipal de Piancó acusados de fraude na cota de gĂȘnero das Eleições Municipais de 2020. O magistrado impôs aos vereadores CĂ­cero FĂĄbio da Silva e Priscila Batista de Almeida oito anos de inelegibilidade "subsequentes às ELEIÇÕES 2020, por terem concorrido (cometer, participar ou anuir) para o cometimento do ilĂ­cito."

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi ajuizada pelos candidatos Geraldo Ferreira de Souza e Wagner Ricardo Leite Brasilino e pelo partido Progressistas de Piancó contra a chapa do Democratas, conforme apurou o ClickPB.

Tiveram os diplomas cassados os vereadores CĂ­cero FĂĄbio da Silva e Priscila Batista de Almeida e os suplentes Francisco Ferreira da Silva (1Âș suplente), Allan Derly Alves Pereira (2Âș suplente), Francisco Neudo Cazé (3Âș suplente). Tiveram os registros cassados Ezildo Silvestre da Silva (4Âș suplente), Alisson Augusto dos Santos (5Âș suplente), José Leite de Andrade (6Âș suplente), Josefa dos Santos (7Âș suplente), Karla Zenaide Azevedo Brasilino (8Âș suplente).

O juiz anulou todos os votos obtidos pelo partido Democratas na eleição em Piancó, um total de 2.287 votos, considerando que "desde a origem, encontram-se maculados."

O magistrado determinou, também, a retotalização dos votos para definição dos novos eleitos em substituição aos cassados e diplomação deles na CĂąmara de Piancó. "PROCEDA à retotalização dos votos, aplicando o novo cĂĄlculo do quociente eleitoral, com o objetivo de reajustar a distribuição dos cargos eletivos de vereador da CĂąmara Municipal de Piancó/PB, de acordo com os votos vĂĄlidos remanescentes, excluĂ­dos, por óbvio, os declarados nulos no presente feito".



Fonte: Clickpb

Comunicar erro

ComentĂĄrios