Câncer de mama aumenta entre mulheres mais jovens na Paraíba, alerta especialista

Por portalvirgulaparaiba.com em 03/10/2021 às 00:25:39

O câncer de mama tem deixando de ser um problema que atinge as pessoas com mais idade. O índice entre mais jovens cresce na Paraíba. A constatação é da coordenadora do Centro Especializado de Diagnóstico do câncer, Roseane Machado.

"Este ano nós fizemos em torno de 450 biópsias sendo que, destas, 25% foram diagnosticadas como positivas para câncer de mama. É um índice bastante elevado e outra coisa que está nos chamando muito atenção é que essas mulheres estão sendo acometidas pelo câncer ainda jovens. Mulheres com 25 a 28 anos. O câncer de mama deixou de ser uma doença em mulheres mais idosas", afirmou ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio.

Para atender uma demanda que estava reprimida durante a pandemia, o horário de atendimento no CEDC foi ampliado durante esse mês, quando se realiza a campanha "Outubro Rosa". As atividades de prevenção irão até o mês de novembro.

"Estamos instituindo o terceiro turno para que as mulheres que estão trabalhando possam ter acesso a fazer a mamografia porque estamos estendendo o atendimento ininterrupto de 12 horas durante o dia. Com isso, a gente pretende ampliar a produção de mamografia do Estado que por conta da pandemia tivemos uma redução muito grande e para resgatar isso estamos estendendo as ações do Outubro Rosa ao mês de novembro. Com isso vamos resgatar em torno de quatro mil mamografias", argumentou.

Fonte: MaisPB

Comunicar erro

Comentários