Fiocruz conclui produção dos primeiros lotes do ingrediente para vacina contra Covid 100% nacional

Por portalvirgulaparaiba.com em 27/09/2021 às 23:54:26

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta segunda-feira (27/9), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), que concluiu a produção dos primeiros lotes "de pré-validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional da vacina Covid-19".

Segundo a instituição, o insumo passará por testes de controle de qualidade para, em seguida, ser encaminhado à etapa de processamento final do imunizante. O primeiro lote de pré-validação, finalizado anteriormente no início de setembro, também está em análise.

Os dois lotes servem para demonstrar que o processo funciona "conforme o esperado e eventualmente para detectar a necessidade de adequação nos documentos e processos. Ambos foram produzidos em condições de Boas Práticas de Fabricação (BPF), com todos os procedimentos, protocolos de produção e de validação já aprovados".

Outros dois lotes, de uma segunda etapa para a fabricação do IFA nacional, estão em produção: um na fase de biorreação, quando as células são infectadas pelo vírus para que o mesmo se multiplique, e o outro na etapa de expansão celular, quando as células são multiplicadas em meios de cultivo. Está prevista também a produção de um terceiro lote de validação do insumo, de acordo com os requisitos regulatórios necessários para o peticionamento do registro.

"Em paralelo, os lotes seguem por testes de comparabilidade junto à AstraZeneca, de modo confirmar que os resultados obtidos por Bio-Manguinhos/Fiocruz estão de acordo com aqueles preconizados pelo transferidor da tecnologia", ressalta a Fiocruz.

A previsão é de que as entregas comecem a ser realizadas ainda no último trimestre de 2021.

Vacina
A Fiocruz divulgou, na última sexta-feira (24/9), que entregou mais 2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 ao Ministério da Saúde, somando o total de 4,5 milhões de doses entregues esta semana.

A Fundação ressalta que, com essa liberação, alcança aproximadamente 101 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em oito meses.


Fonte: Metropoles

Comunicar erro

Comentários