Ministério da Saúde confirma redução de intervalo entre doses da vacina da Pfizer

Por portalvirgulaparaiba.com em 18/08/2021 às 21:42:25

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou em entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (18), que o atual momento da pandemia permite que o Brasil diminua o intervalo entre as doses da vacina Pfizer. A informação é do R7.

"Conseguimos alterar o intervalo das doses da Pfizer. A bula autoriza 21 dias de intervalo, assim conseguiremos completar mais rapidamente. Estamos em uma situação epidemiológica mais tranquila. Não estamos comemorando, porque a média de mortes ainda é alta. Mas já tivemos números maiores e as políticas públicas estão melhorando a situação da pandemia", afirmou Queiroga.

Apesar da declaração do ministro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda não recebeu nota técnica sobre a autorização da antecipação de doses na Paraíba. Atualmente, a 2ª dose da vacina da Pfizer é administrada 90 dias após a 1ª.

Na entrevista coletiva, o Ministério da Saúde deixou claro que a prioridade é terminar a imunização de adultos para depois vacinar adolescentes.

"As doses não são para adolescentes, como vou vacinar em um estado adolescentes e em outros estamos nos 30 anos. Temos de fazer a vacinação de maneira equânime", explicou Marcelo Queiroga.

O ministro afirmou que os estados que já terminaram a aplicação de 1ª dose na população acima dos 18 anos continuarão a receber imunizantes apenas para a 2ª dose.

"Não se pretende atrasar a vacinação de adolescentes com comorbidades, mas garantir que os outros estados recebam as doses de maneira mais homogênea. Naturalmente em um país continental não terminaremos todos os estados juntos", disse justificou Marcelo Queiroga.

De acordo com o secretário-geral do Ministério da Saúde, Rodrigo Moreira Cruz, no cenário mais otimista de chegada de vacinas, a antecipação da aplicação da 2ª dose da Pfizer vai possibilitar que até o fim de outubro toda a população vacinável esteja completamente vacinada.

"Até final de setembro termina vacinação de 1ª dose de toda a população adulta, no cenário convencional. Em um cenário otimista de chegada de doses, até o fim do mês de outubro seria possível terminar a vacinação de toda a população adulta com as duas doses de vacinas", afirmou Moreira Cruz.

Terceira dose

O ministro da Saúde também respondeu sobre a possibilidade da aplicação da terceira dose. Mais uma vez, deixou claro que a prioridade e finalizar a campanha com vacinação completa das pessoas acima de 18 anos, para a partir daí fazer a 2ª dose.

"Está em discussão sobre a terceira dose, mas ainda não há estudos que comprovem, qual o imunizante pode ser dado e qual é o momento de se fazer isso. A terceira dose será aplicada com base em evidências científicas consistentes e de acordo com a estratégia de distribuição de doses que o Ministério da Saúde tem consolidado", disse Marcelo Queiroga.

Fonte: Portal Correio

Comunicar erro

Comentários