Vacinação contra a gripe tem baixa adesão na Paraíba, que só imunizou 12,8% do público-alvo até agora

Por Portal Virgula Paraiba em 11/05/2021 às 15:11:47

Após um mês ter se passado após o início da campanha de vacinação contra a influenza (gripe), apenas 12,8% do público-alvo foi vacinado na Paraíba. Das 675.600 doses de vacina enviadas para o estado, apenas 193.014 já foram aplicadas, de acordo com o vacinômetro divulgado pelo Ministério da Saúde e consultado pelo ClickPB.

Considerando as duas maiores cidades do estado, a adesão a campanha foi ainda menor. Em Campina Grande apenas 7,9% do público-alvo foi vacinado, enquanto em João Pessoa apenas 7% do público já tomou o imunizante.

A campanha pretende vacinar 1.505.620 pessoas até o dia 9 de julho, sendo que a primeira fase já se encerrou nessa segunda-feira (10). Na primeira fase foram vacinadas crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e profissionais da saúde.

Na segunda fase da campanha, que começa nesta terça-feira (11), serão vacinados professores e idosos com mais de 60 anos.

Já na terceira fase, que deve começar no dia 9 de junho, serão vacinados pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e armamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Reforço e importância

O chefe da Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, acredita que a baixa adesão à vacinação ocorra porque as pessoas têm medo de sair de casa e se expor à covid-19. Ele destacou, porém, que, assim como a covid-19, a Influenza é uma doença que também pode levar a complicações e até mesmo à morte.

"Nós já tivemos inclusive pandemia de Influenza. Hoje não é mais comum ter mortes pela doença, que está controlada justamente pela vacinação. Por isso é importante continuar mantendo os grupos prioritários imunizados", disse.

Ele explicou que mesmo com o início da segunda fase da vacinação, as pessoas que pertencem aos grupos da primeira fase ainda podem ser vacinadas. Basta procurar uma das 100 Unidades de Saúde da Família, ou das quatro policlínicas municipais ou mesmo Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário). É necessário apresentar algum documento que comprove que a pessoa faz parte do grupo prioritário, como um contracheque, carteira profissional ou carteira de trabalho.

Fernando Virgolino ressaltou que é necessário um intervalo de pelo menos 14 dias entre as vacinas da covid-19 e da Influenza e que a vacina da covid-19 tem prioridade. Dessa forma, quem tomar a vacina da covid-19 hoje, por exemplo, pode se imunizar contra a influenza daqui a 14 dias. No caso das vacinas da Astrazeneca e da Pfizer, em que há um intervalo de 90 dias entre as doses, é possível inclusive tomar a vacina contra a gripe no dentro do intervalo entre uma dose e outra.

Em Campina Grande, a vacina será ofertada nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e Centros de Saúde. É necessário apresentar o cartão do SUS no momento da vacinação e para os professores, é obrigatório apresentar documento comprobatório da atividade, como contracheque ou Carteira de Trabalho.

Apesar de iniciar a segunda fase, a Secretaria Municipal de Saúde ainda vai realizar mutirões para intensificar a vacinação dos grupos prioritários da primeira parte da campanha, que ainda não foram completamente imunizados.

Fonte: ClickPB

Comunicar erro

Comentários