Chuva de meteoros poderá ser vista na Paraíba na madrugada desta quinta-feira (6)

Por portalvirgulaparaiba.com em 05/05/2021 às 22:53:10

A Paraíba vai ser um dos estados brasileiros cuja população poderá visualizar a chuva de meteoros Eta Aquáridas, que é considerada uma das maiores do Hemisfério Sul. No caso, os paraibanos interessados poderão observar o fenômeno a partir de 1h desta quinta-feira (6), com ápice às 2h30. Mas, para tanto, o céu deve estar aberto e o interessado deve procurar um local com pouca luz.

Segundo o astrônomo Marcelo Zurita, a Eta Aquáridas produz até 50 meteoros por hora, e o fenômeno deve se prolongar por toda a madrugada. Mas é um fenômeno que precisa de uma boa visão sobre o céu e pouco luz artificial. "Quanto mais luz, menos meteoros conseguimos ver", comentou.

Por causa disso, ele orienta a pessoa se afastar o máximo possível de locais urbanos com muita incidência de luzes de postes, prédios, carros, etc.

Zurita orienta os curiosos, que queiram assistir ao fenômeno, procurar uma posição confortável e observar o céu. Mas não precisa olhar em uma direção específica, apesar dos meteoros da Eta Aquáridas parecerem vir da Constelação do Aquário.

"Eles devem aparecer em todo o céu", explicou.

Origem da Eta Aquáridas

Formada por detritos do Cometa Halley, a Eta Aquáridas ocorre anualmente entre os dias 21 de abril e 12 de maio, mas com maior intensidade entre os dias 5 e 6 de maio.

Quando o cometa passa próximo à órbita da Terra, deixa esses resíduos que originam o fenômeno.

O astrônomo Marcelo Zurita explicou que a chuva recebe este nome porque "todos os meteoros parecem estar vindo da direção da estrela eta-Aquarii da Constelação do Aquário". Essa impressão ocorre devido ao efeito de perspectiva, já que todos os meteoros são paralelos entre si.

Fonte: G1PB

Comunicar erro

Comentários