Hospital Regional de Patos realiza primeiras consultas do programa Para√≠ba Contra o Câncer na unidade

Por Portalvirgulaparaiba.com em 09/07/2024 às 10:48:14

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, por meio do Hospital do Bem, sua unidade oncológica, realizou, no último s√°bado (6), uma série de consultas especializadas em câncer de pele, um dos tipos de câncer mais comuns na região do sertão paraibano. A atividade faz parte das ações do Programa Paraíba Contra o Câncer, lançado em maio último pelo Governo do Estado com o objetivo de melhor assistir os pacientes oncológicos. Os 87 pacientes atendidos foram encaminhados via Central de Regulação.

Atualmente, 124 pacientes estão cadastrados no SISREG com essa doença e esse atendimentos foram realizados, justamente, em atendimento a essa demanda, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Ele lembra a importância do Programa Paraíba Contra o Câncer no rastreio e diagnóstico precoce e tratamento para os pacientes oncológicos. "A investigação, diagnóstico precoce e tratamento r√°pido aumentam as chances de cura e com esse Programa o paciente oncológico do Sertão passa a contar não apenas com os serviços do Hospital do Bem, mas com uma rede que o acolhe desde o início até o fim do tratamento, o que contribuir√° para melhoria da assist√™ncia e, consequentemente, da diminuição da mortalidade por câncer no estado", reforça o diretor-geral do Complexo de Patos.

O Programa Paraíba Contra o Câncer foi criado pelo Governo do Estado para acolher e dar celeridade ao tratamento de pacientes oncológicos. O acesso é por meio da Central Estadual de Regulação, que estabelece uma fila única no programa. As equipes especializadas são compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, respons√°veis por coordenar o acesso do usu√°rio à realização de procedimentos de diagnóstico, estadiamento e tratamento, com o uso da Teleoncologia, j√° em funcionamento desde maio em todas as macrorregiões de Saúde.

Fonte: Paraiba.com.br

Comunicar erro

Coment√°rios