Hospital de Trauma de Patos atender√° 89 munic√≠pios da região

Por Portalvirgulaparaiba.com em 10/06/2024 às 10:56:43

O governador João Azev√™do assinou, nessa sexta-feira (7), a ordem de serviço para o início da construção do Hospital de Trauma do Sertão, no município de Patos. A obra, resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), receber√° investimentos de aproximadamente R$ 150 milhões em obras e equipamentos, fortalecendo a política pública de regionalização dos serviços de média e alta complexidade, oferecendo a garantia do atendimento à população com maior agilidade.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a evolução da saúde pública da Paraíba que hoje celebrou um importante momento. "Esse dia ficar√° marcado na nossa história e eu agradeço ao presidente Lula pela sensibilidade e por incluir essa importante obra dentro do PAC, que ir√° oferecer ao cidadão um atendimento digno, sem necessidade de deslocamento para outra região. Patos se tornou uma refer√™ncia na saúde regionalizada, com ações do programa Coração Paraibano e Paraíba contra o Câncer, atestando que estamos no caminho certo para o fortalecimento das políticas públicas do nosso estado", frisou.

PROGRAMAS – O gestor também evidenciou o √™xito dos principais programas de saúde implantados pela gestão. "Nós j√° salvamos mais de 11 mil vidas pelo programa Coração Paraibano, reduzindo em 43% o número de mortes por infarto, realizamos mais de 110 mil cirurgias eletivas pelo programa Opera Paraíba, implantamos duas UTIs aéreas, demonstrando que a saúde do nosso estado est√° um outro patamar", acrescentou.

89 CIDADES ATENDIDAS NO HOSPITAL DE TRAUMA DO SERTÃO – A secret√°ria executiva da Saúde, Renata Nóbrega, destacou que o Hospital de Trauma do Sertão ir√° atender 89 municípios da região. "É uma emoção e gratidão que sentimos nesse momento em que est√° saindo do papel um projeto extremamente importante para a Paraíba, que representa mais uma ação do governo de descentralizar os serviços de média e alta complexidade, resultado da decisão do governador João Azev√™do, que est√° fazendo Patos ser refer√™ncia no atendimento cardiológico e contra o câncer", disse.

DEUSDETE QUEIROGA – O secret√°rio da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, enalteceu a capacidade da gestão estadual de executar obras estruturantes. "Esse é mais um grande sonho do Sertão da Paraíba que se concretiza, fruto da efici√™ncia e do equilíbrio financeiro do estado, com ações importantes na Saúde, melhorando a qualidade de vida da população", falou.

HUGO MOTTA – O deputado federal Hugo Motta evidenciou os avanços da saúde púbica estadual na gestão do governador João Azev√™do. "Esse é um dia histórico que ficar√° marcado na nossa memória. As ações do governo t√™m salvado vidas diariamente e aqui na nossa região temos agora equipamentos de cardiologia intervencionista, além de investimentos na aquisição de acelerador linear e em petscan, colocando Patos como refer√™ncia em cardiologia e no enfrentamento ao câncer. Aqui também tivemos expansão de centros cirúrgicos, de UTIs e o Hospital de Trauma dar√° respostas imediatas, melhorando ainda mais a saúde pública do nosso estado", pontuou.

FRANCISCA MOTTA – A deputada estadual Francisca Motta celebrou mais uma conquista para a saúde da população sertaneja. "Eu estou muito feliz porque vejo a qualificação do atendimento da nossa região, que hoje tem hemodinâmica, ambulâncias, fazendo com que as coisas aconteçam para valer, e o Hospital de Trauma vai salvar ainda mais vidas e mudar mais uma vez a história da nossa região", salientou.

PREFEITO DE PATOS – O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, agradeceu ao governador pelos investimentos no município. "Esse é um momento de gratidão ao governador pela sensibilidade e parceria com os municípios. O Trauma do Sertão era uma luta antiga e que vai melhorar a vida do nosso povo, salvando vidas e parabenizamos o Estado pelas ações importantes em todas as √°reas", sustentou.

ESTRUTURA – O Hospital de Trauma do Sertão contar√° com 245 leitos, sendo 32 de Emerg√™ncia e Urg√™ncia, 16 de Unidade de Tratamento de Queimados, 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e pedi√°trica e 167 leitos de enfermarias cirúrgica, clínica, neurológica, pedi√°trica, ortopédica e detentos.

√ĀREA – Com uma √°rea de construção de 21.500 m¬≤, a unidade de saúde ter√° atendimento clínico e cirúrgico, atenção ambulatorial clínica e cirúrgica, centro de imagem, unidade de tratamento de queimados, centro de assist√™ncia toxicológica e assist√™ncia farmac√™utica hospitalar. O local ainda contar√° com 248 vagas de estacionamento e heliponto.

Prestigiaram a solenidade o deputado estadual Wilson Filho; prefeitos e vereadores de região; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles Deusdete Queiroga (secret√°rio da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Nonato Bandeira (secret√°rio da Comunicação Institucional), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador), Simone Guimarães (superintendente da Suplan), Arymatheus Reis (superintendente da PBSaúde), Patrick Almeida (secret√°rio executivo de Gestão Hospitalar), Lídia Moura (secret√°ria da Mulher e da Diversidade Humana), Cristiana Almeida (secret√°ria executiva da Mulher e da Diversidade Humana) e Cicinho Lima (secret√°rio executivo da Cultura).

Fonte: Folhapatoense

Comunicar erro

Coment√°rios