Para√≠ba apresenta tend√™ncia de queda nos casos de dengue, diz Minist√©rio da Sa√ļde

Neste momento, 24 estados e o Distrito Federal registram queda na incid√™ncia da doença e dois seguem em cen√°rio de estabilidade.

Por Portalvirgulaparaiba.com em 14/05/2024 às 23:25:25

Dados do Ministério da Saúde apresentados nesta terça-feira (14), sinalizam um cen√°rio mais positivo no enfrentamento da dengue no Brasil. Neste momento, 24 estados e o Distrito Federal registram queda na incid√™ncia da doença e dois seguem em cen√°rio de estabilidade.

Além da Paraíba, estão em tend√™ncia de queda: Acre; Alagoas; Amazonas; Amap√°; Bahia; Cear√°; Distrito Federal; Espírito Santo; Goi√°s; Minas Gerais; Mato Grosso do Sul; Par√°; Pernambuco; Piauí; Paran√°; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Rondônia; Roraima; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Sergipe; São Paulo e Tocantins.

Apenas Maranhão e Mato Grosso apresentam estabilidade. "Nós j√° vimos que a ordem natural ou o padrão é que, na próxima semana, esses dois estados j√° entrem em tend√™ncia de queda. Entre uma e duas semanas., esse tem sido o padrão dessa epidemia de 2024 no Brasil", avaliou a secret√°ria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

Os números mostram que, atualmente, o país segue com 10 decretos de emerg√™ncia por dengue nos seguintes estados: Amap√°, Distrito Federal, Espírito Santo, Goi√°s, Minas Gerais, Paran√°, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. "A tend√™ncia é que esses estados revoguem os decretos a partir do momento em que atingirem menos de 300 casos por 100 mil habitantes".

Números

Os dados mostram que o país contabiliza, em 2024, um total de 4.797.362 casos prov√°veis de dengue – uma média de 2.362,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, incluindo 53.660 casos de dengue grave ou dengue com sinal de alarme. H√° ainda 2.576 óbitos pela doença confirmados e 2.628 em investigação.

Fonte: Portal Correio

Comunicar erro

Coment√°rios